"Os gastos pra saúde são absolutamente insuficientes", disse o cirurgião cardiovascular a Terra Magazine. Nesta quinta-feira (15), ele esteve no lançamento do livro 40 anos de medicina: o que mudou?. A publicação traz entrevistas de Jatene e do atual ministro Alexandre Padilha.

Para Jatene, a possibilidade de criação de um novo imposto que gere recursos para a saúde não pesa sobre a carga tributária do país.

– Não é verdade que a carga tributaria é alta demais. Não é verdade que ela é de 35%. Porque essa conta inclui a Previdência Social e isso não é dinheiro do governo, é dinheiro dos aposentados. Se você tirar isso, fica com uma carga tributaria que é de 20% ou 22%, o que é absolutamente insuficiente.

Está marcada para esta quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados, a votação da Emenda 29, que determina o volume mínimo de gastos com saúde dentro dos orçamentos da União, Estados e Municípios. A medida fez surgir um acalorado debate sobre a necessidade de uma nova fonte de recursos. "Há gente que não quer uma nova fonte porque não quer", diz Jatene, descrente. "O que é que se pode fazer?"

A presidente Dilma Rousseff declarou que o Congresso terá que tratar da criação de uma fonte de verbas para que os valores determinados pela Emenda pudessem ser cumpridos. A discussão sobre um novo imposto esquentou, mas nesta semana o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), negou que haja a intenção de criar um novo tributo este ano.

O que deu errado?

Questionado sobre o destino da CPMF, Adib Jatene não se alonga: "Ih, isso é uma coisa muito comprida".

No livro, porém, o médico dá mais detalhes sobre o que transformou o imposto pelo qual ele tanto lutou em um alvo de críticas.

"No governo Fernando Henrique, tive alguns momentos de muita satisfação, mas sem dúvida a maior delas foi a aprovação da CPMF", conta. Ele revela como se envolveu com a discussão do tema no Congresso, mas diz que – uma vez criado o imposto – o orçamento da saúde foi modificado. O embate culminou em sua demissão.

___________

Fonte: Terra Magazine