Ele ressaltou que “para a organização partidária sul-americana, a solidariedade é um dos pilares fundamentais da luta pelo socialismo”. Com relação a Cuba, o partido tem demonstrado respeito e apoio em todo momento.

Nesse sentido, Rabelo declarou que a solidariedade com o povo cubano tem duas expressões fundamentais: “uma delas já tem um amplo apoio porque é uma bandeira muito justa, que é a luta contra o bloqueio. (…) Essa é uma atitude odiosa do imperialismo, um procedimento estúpido contra um povo que mantém sua independência, sua soberania”. E sublinhou que “é por isso que a luta contra o bloqueio adquiriu uma magnitude imensa”.

Cinco heróis

A solidariedade do PCdoB com o povo e governo cubanos também se projeta em outra frente, “que também tem grande magnitude porque abarca o aspecto político, mas chega ao plano humanitário: a libertação dos Cinco Heróis cubanos detidos injustamente em cárceres estadunidenses”.

“Na medida em que os povos do mundo compreenderem o motivo pelo qual se luta, o apoio crescerá para a libertação dos Cinco. Considero, também, que na medida em que o povo do Brasil conhecer em sua magnitude a injustiça que se comete contra estes cubanos, esse apoio também aumentará”.

Intercâmbio

O representante do PCdoB também se referiu ao intercâmbio com o Partido Comunista de Cuba (PCC): “desde a reorganização de nosso partido, temos desenvolvido uma relação de amizade, cooperação e convergências políticas e ideológicas com o PCC. Nós temos uma relação prioritária com o PCC porque sua experiência na construção do socialismo nos dará uma grande força para defender nossas ideias”.

Fazendo uma avaliação da viagem, ele considerou que ela “foi muito proveitosa porque chegamos em um momento em que se estão fazendo esforços no seio do povo para que a sociedade avance na linha do socialismo, e isso para nós tem um impacto muito grande”.

Por fim, ele conclui que “nosso objetivo é avançar para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento para conseguir uma transição para o socialismo nas condições atuais do Brasil”.

Com informações do Granma