O curso elaborado pela Secretaria Nacional de Formação e Propaganda e pela Escola Nacional do PCdoB tem como materiais didáticos um manual de estudos e um DVD. Cerca de 130 dirigentes e filiados de várias cidades da região metropolitana participaram do evento. À mesa, as presenças da deputada e vice-presidente nacional do Partido Luciana Santos, do Altair Freiras, integrante da Escola Nacional, do presidente estadual Alanir Cardoso, do secretário de Comunicação Guido Bianchi e do secretário de Formação Paulo Dantas.

Os militantes reagiram à exibição do vídeo com entusiasmo e orgulho. Antes do término da apresentação, a platéia vibrou e acompanhou as palavras de ordem que saudavam o Partido. “Fiquei emocionado por estar iniciando a minha militância no PCdoB sabendo que todos os meus ideais e as lutas que temos travado em Paulista, nossa cidade, se assemelham com as bandeiras do Partido. Tudo que está acontecendo em nosso Estado não deve ser apenas para os ‘grandões’, e sim para o povo. É fundamental poder conhecer o Programa Socialista e entender porque defendemos o socialismo”, afirmou o vereador Silvio Moura, recém filiado ao Partido. Entre os militantes mais antigos, a opinião era a mesma. “Achei excelente o vídeo. O curso vai ajudar muito na construção do nosso Partido. Agora é correr para levar o curso a todo o Estado e avançar na luta de idéias”, disse Valéria Silva, dirigente da frente sindical.

A meta da direção é aplicar o CPS a 7.500 filiados distribuídos nos 91 municípios pernambucanos que participaram da 17ª Conferência estadual, mas priorizando os chamados “territórios estratégicos” do Partido, como Recife, Olinda, universidades e escolas técnicas, Suape, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Igarassu, Bezerros, Caruaru, Pesqueira e Salgueiro. O curso deve obedecer a um calendário intensivo que vai de dezembro deste ano a fevereiro de 2012, com 600 alunos por mês, e se intensifica entre março e maio, com uma média de 900 alunos. A partir do mês de junho, quando se inicia o período eleitoral, a idéia é não cessar a aplicação do curso, mas adequá-la às condições de cada município.

O plano de aplicação do curso para Pernambuco foi apresentado por Guido Bianchi, que relembrou as palavras de Lênin de que “a teoria sem a prática de nada vale, a prática sem teoria é cega”. O secretário de comunicação passou várias orientações para otimizar o trabalho, desde a escolha de espaço físico adequado até tornar o curso um momento de confraternização entre os militantes. Um dos responsáveis pela direção e produção do vídeo, Guido Bianchi foi bastante aplaudido pelos presentes ao receber de Altair Freitas um agradecimento, feito em nome da Escola Nacional do PCdoB, pelo empenho dedicado à qualidade do trabalho.

Nacionalmente a meta é atingir 50 mil filiados até maio de 2012. “Nós lançamos uma insígnia para o Partido: ‘Difundir o Programa Socialista é defender o PCdoB’. Esse é um dos grandes instrumentos que nós temos para mostrar à sociedade o que é o nosso Partido, o que pensamos e o que nós defendemos para o Brasil”, disse ainda Altair, ao comentar os eixos do Programa Socialista retratados no vídeo. De acordo com o dirigente, o Programa “é marxismo, é Brasil e é a nossa bússola para a ação concreta no dia a dia, para a construção dos nossos mandatos, para as disputas eleitorais e para a ação nos movimentos sociais”.