A Comissão Estadual de Formação foi representada por Carlos Valadares, que também é o coordenador do núcleo da Fundação Maurício Grabois na Bahia. No discurso de instalação da Escola em Irecê, Valadares falou sobre a importância da formação política de quadros militantes, principalmente, diante do crescimento que o partido tem apresentado na região. “É importante que os novos filiados conheçam o programa socialista do PCdoB, suas posições em relação ao governo Dilma e ao novo projeto nacional de desenvolvimento, além da história do partido, que completará 90 anos em março de 2012”, disse.

No dia 17, os dirigentes estaduais foram aos municípios de Lapão, João Dourado e Presidente Dutra, para informar sobre a instalação da Escola de Formação em Irecê. Lá foram recebidos por atos políticos, organizados pelos comitês municipais, que contaram com a presença de centenas de pessoas. “O crescimento do partido na região é muito acentuado e por isso é muito importante a instalação da escola naquela região, onde o partido tem influência política e votação muito boa em todas as eleições”, ressaltou Valadares.

As primeiras atividades da Escola em Irecê devem acontecer nos meses de janeiro e fevereiro, com a formação de monitores, principalmente para os cursos sobre o Programa Socialista do Partido e a formação inicial dos militantes nos cursos 1 e 2 do nível 1, além de realização de seminários e palestras. O núcleo deve oferecer também no primeiro semestre os cursos para candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições de outubro de 2012.

Esta é a terceira seção regional da Escola Nacional de Formação do PCdoB na Bahia, onde já existiam os núcleos da Região Metropolitana de Salvador e da região de Itabuna. O plano da direção estadual é instalar seções também em Vitória da Conquista, Juazeiro e Barreiras.