A pré-campanha americana chea a ter até mais espaço na imprensa nacional do que as cogitações sobre quem serão os políticos que poderão concorrer ao cargo de prefeito em alguma das principais cidades do Brasil.

Na madrugada desta quarta-feira (4), sites, emissoras de rádios e noticiários da TV deram destaque à convenção dos republicanos em Iowa, 30º estado norte-americano no quesito populacional. O evento, tido como o primeiro passo para a definição do candidato do partido para o pleito presidencial, serviu de pauta para CBN, Terra, entre outros veículos.

Na televisão, o assunto foi exibido no ‘Jornal da Globo’ e também no ‘Jornal da Noite’, da Band. O canal do Grupo Bandeirantes chegou a fazer o correspondente Luiz Megale participar ao vivo, por telefone, do programa.

Enquanto o jornalismo começa a especular quais os republicanos que são os favoritos para receber a indicação do partido – tendo consenso de dois nomes, Mitt Romney (Massachusetts) e Rick Santorum (ex-senador) –, as eleições no Brasil ficam absurdamente em segundo plano. Pouco se publica ou se exibe a respeito do pleito municipal de outubro de 2012, que, além de atingir diretamente todas as cidades do Brasil, serão realizadas um mês antes da votação nos Estados Unidos.

Com informações do Comunique-se