Estimados Camaradas:

Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da Índia saúdo o IV Congresso do vosso Partido. Desde os primeiros dias de sua existência vosso Partido trava uma abnegada luta pela completa libertação nacional, pela democracia e pela reforma agrária, pelo bem-estar e a felicidade dos homens simples do Brasil, que os imperialistas norte-americanos mantêm em estado de atraso, miséria e humilhação.

Expressando os interesses das massas populares, vosso Partido, apesar do terror, ganhou prestígio e adquiriu forças. O vosso Partido tem pela frente tarefas difíceis e responsáveis. A infame agressão contra a Guatemala demonstra com toda a clareza que os países do continente americano estão ameaçados de grande perigo devido aos intentos dos imperialistas de Wall Street de desencadear uma nova guerra e implantar o domínio mundial.

Não tenho dúvidas de que o IV Congresso do vosso Partido prestará grande ajuda para reforçar a unidade do povo brasileiro na luta contra esse perigo, na luta pela liberdade a pela paz.

Fraternalmente,
Ajoy Ghosh
Secretario Geral do Partido Comunista da Índia.