O SR. MAURÍCIO GRABOIS – Sr. Presidente, a posse do ex-embaixador chileno no Brasil, como Presidente da República do Chile, não é acontecimento comum na vida dos povos sul-americanos.
A eleição do Sr. Gonzalez Vidella é fruto da luta do povo chileno pela democracia. Todos que têm acompanhado a vida política do país irmão são testemunhas da campanha que vem desenvolvendo no sentido de aprimorar suas instituições democráticas.

O povo chileno está empenhado no progresso e na democracia e a eleição do ilustre ex-senador Gonzalez Vidella é o resultado da campanha contra os remanescentes do fascismo.

Ressalto, por motivo da posse do Sr. Gonzalez Vidella na alta magistratura da nobre nação irmã, o fato de ter, S. Exa. constituído o gabinete com a formação de um governo de união nacional. Assim, na América do Sul, pela primeira vez, a exemplo de outros povos, organiza-se um gabinete de união nacional, onde estão representados os partidos verdadeiramente democráticos.

Nós, comunistas, temos a satisfação de assinalar a presença de três Ministros, nossos correligionários, no referido gabinete.

Para a América do Sul é um fato novo; não o seria na França, por exemplo, onde o Partido Comunista tem cerca de dez Ministros e 150 deputados; não o seria, igualmente na Yugoslávia nem na Checoslováquia, onde os chefes dos gabinetes pertencem ao Partido Comunista. No Chile, no entanto, esse acontecimento – os representantes do Partido Comunista guindados aos postos do Governo – é sinal dos novos tempos, da democracia que estamos estruturando em nossos países.

Por isso, na homenagem ao povo chileno, na pessoa do Sr. Gonzalez Vidella, quero, ressaltar esse acontecimento.

No tocante propriamente à figura do atual Presidente do Chile, cumpre destacar a grande combatividade de S. Exa. em defesa da democracia. Quando Embaixador do Brasil, teve oportunidade de oferecer valiosa contribuição à democracia brasileira. Lembro-me, mesmo, de que, pertencendo, como simples associação, à Liga de Defesa Nacional, ali, a convite dessa instituição, S. Exa. pronunciou palestra em que definia os rumos da democracia no mundo, concitando o povo brasileiro a cerrar fileiras em torno do Governo de então, na luta contra o nazismo. Dava, assim, já naquele momento, vivo exemplo de democracia a todos os brasileiros.

Em nome da bancada comunista, congratulo-me com o povo chileno e o ilustre Presidente da República desse país irmão. (Muito bem; muito bem. Palmas).