O Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos do PCdoB, realizado neste final de semana (26 e 27/01) no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, realizou um ato político com a presença da titular da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, ministra Ideli Salvatii.

Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois, abriu o ato externando o sentimento de pesar dos comunistas em relação à tragédia de Santa Maria (RS) e pediu um minuto de silêncio em memória dos jovens que morreram no incêndio.

Monteiro agradeceu a presença da ministra Ideli e fez uma síntese do que foi o encontro de gestores comunistas, com doze mesas temáticas abordando temas como cultura, mulheres, comunicação, saúde, educação, turismo, esporte e ainda uma sobre planejamento, orçamento de gestão.

“Este encontro é uma oportunidade dos prefeitos de interagir com atores do governo federal e a presença da ministra coroa o nosso encontro. Este encontro ajuda a oferecer meios para que os gestores possam honrar o compromisso que assumiram com os eleitores e para isso querem contar com apoio do governo Dilma que a senhora representa”, disse.

Representando o governo brasileiro, Ideli também iniciou sua fala manifestando solidariedade às vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria. “Todos nós estamos com muita tristeza no coração pelo ocorrido na cidade gaúcha, não só pela extensão da tragédia, mas também pela idade das vítimas, jovens, praticamente meninos e meninas que não mais estarão entre nós”, disse Ideli, ressaltando que é preciso encarar as responsabilidades para que fatos como esse não mais ocorram.

Feita a manifestação de solidariedade e pesar, Ideli ressaltou a importância do PCdoB promover este encontro de gestores municipais e o saudou como uma prévia do grande evento que se inicia amanhã (28) com o encontro de centenas de prefeitos e prefeitas de todo o país com a presidenta Dilma Rousseff, ministros e representantes do governo federal.

Dilma fará a abertura do evento, na tarde de 28 de janeiro. Depois, até o dia 30, os participantes poderão assistir a palestras com 28 ministros. No total, o Encontro terá cinco auditórios onde ocorrerão as palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação.

Aliança duradoura

Agradecendo o convite para estar no encontro do PCdoB, a ministra ressaltou a aliança histórica e os duradouros laços de amizade e companheirismo entre comunistas e petistas.

Ao se dirigir aos gestores presentes, Ideli alertou-os para a dimensão do que significa estarem pelos próximos quatro anos à frente das administrações municipais que conquistaram e falou da importância de todos serem protagonistas da construção deste novo “rumo nacional de crescimento, distribuição de renda, aumento das oportunidades para a grande maioria dos brasileiros”. “O PCdoB é um grande parceiro nesta jornada”, ressaltou.

Segundo a ministra, durante o encontro dos próximos dias entre o governo federal e os prefeitos, haverá inúmeros anúncios de medidas que irão ajudar os novos gestores municipais a acessarem os programas do Governo Federal que têm reflexo direto nas Prefeituras com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.

Ideli foi aplaudida ao citar como exemplo de uma iniciativa a ser anunciada pelo governo um programa de “apoio à gestão” cuja intenção é promover o treinamento e qualificação para que os gestores conheçam as ferramentas que dão acesso aos recursos e aos programas do Governo Federal. “Cidades maiores como Olinda, Recife e Contagem podem ter assessorias capacitadas, mas pequenos municípios não têm e agora poderemos ajudar”, disse a ministra.

Unidade para o enfrentamento

Ideli também falou do “enfrentamento” ocorrido nos últimos dois anos e que mexeram com dogmas, como o da distribuição de renda seja qual for a situação da economia, a política de juros baixos, a diminuição da taxa de lucratividade de empresas concessionárias como a provocada pela redução da taxa de energia. “Isso gera uma grita, uma reação, com a qual temos que conviver, mas com a convicção de que estamos no rumo certo, buscando uma equiparação com o que é razoável e já é realidade em outros países”, afirmou.

Ela citou a difícil situação enfrentada hoje por países europeus diante da grave crise econômica internacional para alertar que é “uma tarefa de todos” ajudar para que os efeitos desta crise sejam amenizados no Brasil. “Por isso esse encontro do governo com os prefeitos tem um caráter de estreitamento das relações de cooperação. Só o governo federal não dá conta de fazer o enfrentamento, todos precisamos entrar neste verdadeiro mãos à obra, já que o empresariado está devagar. A presidenta Dilma quer todo mundo junto ajudando a enfrentar a crise”, avisou.

Segundo Ideli, o governo não consegue viabilizar todos os seus projetos se não houver esta parceria com a ponta do processo, com as prefeituras. “É nesta via de mão-dupla que vamos avançar. Quem ganha mais com isso é a população brasileira”, disse.

A ministra recebeu do presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, um conjunto de livros, entre eles as biografias de João Amazonas e Maurício Grabois e duas publicações que sistematizam as experiências dos comunistas em responsabilidades do governo. Ao observar que as publicações são da editora Anita Garibaldi, Ideli lembrou que Anita foi uma personagem heroica da história do Brasil e de Santa Catarina, terra da ministra, e comentou o fato do PCdoB ter muitas mulheres entre suas lideranças. “O partido captou que estamos em um momento de protagonismo feminino na política”, elogiou.

Último orador do ato, o  presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo lembrou que a ministra mantém convivência de parceria com os comunistas e agradeceu o empenho de Ideli e do PT nas eleições de 2012, principalmente em Florianópolis (SC), onde o PCdoB, com apoio dos petistas, disputou a prefeitura com a candidatura de Ângela Albino. “Valorizamos muito e somos leais aos aliados e amigos”, disse Renato.

Segundo ele, a iniciativa da presidenta Dilma de promover o encontro com prefeitos é “uma iniciativa que elogiamos porque um dos problemas do equilíbrio da nossa federação e que precisamos superar é a falta de clareza sobre o que cabe ao município no âmbito da federação”, afirmou Renato.

Ele lembrou que o governo FHC desarticulou os órgãos de planejamento e os municípios ficaram a mercê de escritórios particulares, portanto agora é preciso resgatar a proximidade entre prefeituras e União, garantindo recursos condizentes com as demandas dos brasileiros em cada cidade. “Isso é como resolver problemas do nosso povo, porque o prefeito é quem  está mais próximo ao povo e quem é procurado pela população”, disse.

Renato também saudou o pronunciamento da presidenta Dilma sobre a redução da tarifa de energia e, fazendo coro com as palavras da ministra Ideli, afirmou que é preciso “levar a frente duas contendas: enfrentar a crise econômica mundial e também travar as batalhas necessárias na frente da democracia. Binômio fundamental da nossa atuação hoje”.  Para Renato, a presidenta Dilma, “líder maior da Nação, deve conduzir esse processo”. E finalizou dizendo que “o PCdoB sabe qual o seu lado e qual o rumo a seguir e não perdemos o rumo e nem a nossa trincheira”.