A primeira etapa do projeto MARX: a criação destruidora, que contempla o Curso de introdução à obra de Slavoj Žižek e a conferência do filósofo esloveno, teve vagas esgotadas em três dias de inscrições na semana passada. No entanto, a exibição do documentário longa-metragem ŽIŽEK! (71 min, dir. Astra Taylor, 2005) será aberta ao público. A atividade é gratuita e acontece na sexta-feira, dia 08/03, às 14h. Os interessados devem retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do Sesc Pinheiros. A exibição do filme, assim como todas as etapas presenciais do evento, com exceção do curso de introdução à obra de Žižek, acontece no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros (com capacidade para 1000 pessoas).
Autor de obras sobre temas tão amplos como Alfred Hitchcock, 11 de setembro, ópera, cristianismo, Lenin, Hegel e David Lynch, o filósofo esloveno Slavoj Žižek é um dos mais importantes – e ultrajantes – teóricos da cultura. ŽIŽEK! é um documentário ao mesmo tempo cativante e erudito, que explora a personalidade excêntrica e o pensamento intrigante deste incomparável acadêmico e escritor, que tem sido chamado de “o Elvis da teoria cultural”. Em constante trânsito – das salas de aula de Nova York, às ruas de Buenos Aires e sua casa em Ljubljana (Eslovênia) –, Žižek obsessivamente revela o funcionamento da ideologia através de uma mistura única de psicanálise lacaniana, marxismo e crítica da cultura pop. Ele também não tem medo de dirigir um olhar crítico sobre si mesmo, oferecendo comentários afiados sobre sua personalidade, vida privada e crescente celebrização internacional. ŽIŽEK! é uma lição inesquecível de filosofia e um retrato convincente de um intelectual que alcança os não iniciados de uma maneira que nenhum outro filósofo antes dele conseguiu.
Os interessados que não conseguiram vaga para a conferência de Slavoj Žižek, podem acompanhar a transmissão online da atividade, ao vivo, via streaming, que será viabilizada no site http://marxcriacaodestruidora.com.br no dia 08 de março, às 20h. Todas as atividades, incluindo o curso de introdução à sua obra, serão gravadas e posteriormente publicadas no canal da Boitempo no YouTube.
Além disso, Slavoj Žižek participará de uma sessão extra de autógrafos de seu novo livro (Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético) no sábado, 09 de março, às 16h na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista.
Serviço
ŽIŽEK! (documentário, legendado, 71 minutos, Estados Unidos da América)
Direção: Astra Taylor
Dia 08/03 | sexta-feira | às 14h
SESC Pinheiros | Teatro Paulo Autran | Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo/SP
Classificação: 12 anos
Grátis – Retirada de ingresso na bilheteria do Sesc Pinheiros, uma hora antes do filme começar.
Sessão de autógrafos extra com Slavoj Žižek na Livraria Saraiva (unidade Shopping Pátio Paulista)
Dia 09/03 | sábado | às 16h
R. Treze de Maio, 1947 – Bela Vista São Paulo