O CIM – Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo – é parte constituinte do Nível I da Escola Nacional de Formação. Sua implementação junto à base militante é responsabilidade dos comitês estaduais e municipais. Competem a esses comitês a mobilização, o cadastramento e o controle pedagógico-administrativo para garantir e facilitar a progressão dos (as) camaradas alunos (as) no processo de realização deste e dos demais níveis de estudo da Escola Nacional.

Para poder realizá-lo é necessário ter participado do CPS – Curso do Programa Socialista – no modo presencial (organizado pelos comitês estaduais e/ou municipais) ou através da plataforma de ensino a distância da Escola Nacional. Em ambos os casos há emissão de certificado alusivo ao CPS. Após a conclusão do CIM, o (a) camarada fica apto (a) a participar do Curso Nível II, organizado na região ou no próprio estado. 

O CIM requer da parte dos comitês estaduais e municipais, responsáveis por sua realização, efetivo controle do cadastro de participantes e registro da frequência e da avaliação, visando-se à continuidade de sua formação nos níveis II e III. Este controle, além de garantir uma memória viva e ativa sobre o conjunto das atividades desenvolvidas pela Escola Nacional e suas seções regionais e estaduais, possibilita ao Departamento de Quadros e a outras instâncias partidárias informações sobre o estágio de formação de militantes e quadros, contribuindo para sua promoção, especialização e alocação, segundo as demandas das várias frentes de atuação partidária, nos municípios, nos estados e em nível nacional.

Para permitir maior flexibilidade, a Escola Nacional prevê três modos de desenvolvimento do CIM:

1. MODO PRESENCIAL – em 17 horas de duração: 1 hora para Abertura e Introdução; 3 horas, em média, para cada um dos cinco núcleos (Filosofia, Estado e Classes, Economia Política, Socialismo, Partido) – considerando-se o tempo para apresentação dos conteúdos, levantamento e debate de dúvidas, comentários etc; mais 1 hora para Avaliação e Encerramento. Para o modo presencial a Escola Nacional disponibiliza os seguintes recursos didáticos:
1.1. CDR contendo: a) material para professores (as) – roteiros para elaboração dos planos de aulas e slides com os conteúdos de cada aula; b) apostila de apoio aos alunos (as), com o conteúdo integral do curso. Este material encontra-se disponível também na página da Escola Nacional: http://grabois.org.br/portal/escola/revista.php?id_sessao=52&id_publicacao=171
1.2. Aulas ministradas pelos (as) professores (as) da Escola Nacional – no formato web aula – disponíveis na plataforma virtual; além da apostila do (a) aluno (a), com o conteúdo integral do curso. Essas aulas podem ser projetadas durante o curso presencial, sendo reforçadas pela apresentação dos slides do CDR ou em sua substituição. Para a utilização da web aula em cursos presenciais o (a) Secretário (a) Estadual de Formação e Propaganda deve solicitar à Escola Nacional ([email protected]) a senha de acesso à plataforma.

2. MODO A DISTÂNCIA – Segundo indicação das respectivas direções, camaradas que não têm disponibilidade de tempo para a participação no modo presencial podem cumprir as atividades do CIM no ambiente virtual da Escola Nacional através da internet. Para tanto, os comitês devem enviar à Escola Nacional ([email protected]) os nomes dos (as) indicados (as) e respectivos endereços eletrônicos para que possam receber carta convite, com orientações e senha de acesso. Essa modalidade prevê o prazo de até dois meses (a contar do recebimento da carta convite) para desenvolvimento das diversas atividades e obtenção do certificado. As tarefas constantes da plataforma virtual podem ser realizadas individualmente ou em grupos, com exceção da avaliação, que deve ser individual.

MODO SEMI-PRESNCIAL – com duas possibilidades:
3.1. Os (as) camaradas indicados (as) realizam as atividades na plataforma virtual e o comitê municipal ou estadual realiza uma sessão complementar para levantamento e debate de dúvidas, comentários, reflexões etc. Pode-se, na sessão presencial, reapresentar trechos de web aulas (e/ou de slides) em função das dúvidas e questionamentos levantados. Essa sessão pode durar em torno de oito horas.
3.2. O curso inicia-se em encontro presencial, com apresentação e debate de cada web aula; posteriormente, os (as) participantes acessam a plataforma para rever as aulas, realizar as tarefas, participar do fórum de discussão e obter o certificado. A parte presencial pode se dar: a) de forma intensiva (encontro de 8 a 10 horas); b) de forma extensiva – encontros por web aula (em torno de 2 horas), cada qual seguido de acesso à plataforma.

Importante:
A conclusão do CPS – Curso do Programa Socialista – na plataforma virtual (com ou sem participação em sessão presencial) permite acesso ao CIM virtual, com a mesma senha.
No entanto, o sistema bloqueia, automaticamente, as senhas de cadastrados (as) sem acesso à plataforma por 120 (cento e vinte) dias consecutivos. Camaradas nessa situação necessitam solicitar o desbloqueio à Escola Nacional ([email protected]).