É com grande satisfação que anunciamos a retomada dos Encontros de Professores e Professoras da Escola Nacional do PCdoB, iniciados em julho de 2003 e realizados anualmente até 2009, com interrupção em 2008 para a realização do CNQ – Curso Nacional para Quadros e, a partir de 2010, para a realização dos cursos de Nível III.

Nesse interim, realizaram-se Encontros Regionais e Estaduais, acompanhados pela coordenação nacional. Também foi constituído o Grupo de Trabalho para Revisão Curricular, que discutiu a necessidade de ampliação do debate sobre nossos referenciais teóricos e do intercâmbio de experiências em âmbito nacional, como elemento de formação continuada de um corpo docente articulado em torno de um programa comum.

Com essa preocupação, o GT Revisão Curricular decidiu conceber os Estudos Avançados não mais como um quarto nível do currículo básico e sim como projeto de formação continuada de professores e professoras. E aprovou uma proposta preliminar, conforme anexo.

Entendemos que o momento atual – marcado pela preparação do 13º Congresso do PCdoB – é dos mais indicados para instalar um projeto com essa perspectiva. Tendo em vista que um eixo temático a ser debatido no Congresso trata da crise do capitalismo, elegemos como primeiro tema: Marx, a finança e a crise capitalista – sob a coordenação do Núcleo EP&D (Economia Política e Desenvolvimento), com a colaboração dos demais núcleos.

Seguem orientações relativas ao evento:

1.  O Encontro será realizado em São Paulo nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2013, na sede do comitê central, em São Paulo, capital, e terá duas partes: 1ª – seminário com mesas de debate sobre esse tema geral; 2ª – reunião dos núcleos, para levantamento de uma programação de debate teórico e didático para o próximo período. Informações detalhadas sobre a programação, o local, o número de vagas e outras serão encaminhadas oportunamente.

2. A participação no encontro presencial será preparada por estudo de textos sobre o tema central, para cujo debate será utilizado o ambiente virtual da Escola. Fóruns de discussão permitirão a cada participante apresentar comentários, reflexões, dúvidas sobre os textos estudados, trocar ideias com o núcleo coordenador e com demais camaradas participantes, sugerir textos, vídeos, inclusive anexar arquivos que ficarão disponíveis na plataforma. A indicação bibliográfica para estudo prévio encontra-se no documento anexo: O Projeto de Estudos Avançados – proposta preliminar. Arquivos referentes aos textos serão inseridos na plataforma.

3. Por se tratar de projeto de formação continuada do corpo docente da Escola, a prioridade para o preenchimento das vagas do encontro presencial será para professores (as) da equipe nacional e das equipes regionais e estaduais, em especial docentes de cursos dos Níveis II e III – desde que participem da etapa preparatória, que terá início em 10 de junho.

4. Os (as) camaradas que participaram de encontros anteriores (lista anexa) e que permanecem ligados (as) à frente de Formação receberão carta convite com a senha de acesso à plataforma. Aqueles (as) que já foram cadastrados (as) para outras atividades virtuais terão acesso liberado em 10 de junho, com a mesma senha. 

5. Solicitamos aos (às) Secretários (as) Estaduais de Formação e Propaganda e/ou diretores (as) das seções estaduais que confiram a lista e façam os ajustes necessários, inclusive acrescentando nomes e endereços eletrônicos de outros (as) camaradas que compõem as respectivas equipes docentes ou que se preparam/são indicados (as) para tal. A lista, revisada, deve ser encaminhada à coordenação da Escola ([email protected]) até 05 de junho.

6. Poderão participar dos debates em ambiente virtual camaradas não pertencentes à equipe docente, mas que fizeram o curso de Nível III da Escola ou dominem conhecimentos equivalentes, obtidos em outros cursos partidários ou outras formas de estudo. Recomendamos que a indicação seja feita em conjunto com o Departamento de Quadros. Seus nomes e endereços eletrônicos devem ser encaminhados segundo orientações constantes do item anterior.

7. O encontro presencial terá número limitado de vagas e a participação nas atividades preparatórias será o critério básico para aceitação de inscrições.

Camaradas, esperamos contar com sua preciosa atenção a essas orientações e com o cumprimento dos prazos para o envio das listas solicitadas. Todo empenho para o êxito dessa importante iniciativa da Escola Nacional em preparação aos debates do 13º Congresso!

Saudações fraternas.

Adalberto Monteiro – Secretário Nacional de Formação e Propaganda.

Nereide Saviani – Diretora da Escola Nacional.