Cebrapaz repudia parceria da Colômbia com a Otan
Nota em repúdio ao interesse da Colômbia em fazer parcerias com a Otan
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) vem a público, manifestar seu mais veemente repúdio à condenável busca do governo Colombiano de ingresso na Otan, Organização do Tratado Atlântico Norte.
A Otan é uma aliança militar ofensiva, uma máquina de guerra dos Estados Unidos, da União Europeia e de seus aliados, criada sob a égide da Guerra Fria para impedir e ameaçar o avanço do socialismo no leste europeu. Com o fim da Guerra Fria, a Otan exacerbou o caráter agressivo que lhe é próprio, expandindo o seu escopo de atuação para o mundo inteiro e ameaçando os povos com suas armas nucleares e de destruição em massa.
A folha corrida desta máquina de guerra a caracteriza como uma organização criminosa, violadora do direito internacional, constituída para saquear os recursos dos povos e nações e controlar os mercados na busca de garantir os desígnios do imperialismo.
Como resultado, deixa por onde passa um rastro de destruição e morte, impondo aos povos sofrimentos inauditos. O seu direcionamento para nosso continente é uma ameaça à paz e à segurança internacional. Esta é mais uma manobra agressiva do imperialismo Estadunidense para impedir os avanços sociais e políticos dos povos latino americanos, determinados a intensificar a luta por soberania, justiça e progresso social.
Dessa forma, consideramos inaceitável que a Colômbia continue atuando como ponta de lança dos interesses militares dos Estados Unidos na região, ameaçando a paz no continente.
Reafirmamos que o caminho da integração solidária latino-americana se dará pela unidade dos povos, e rechaçamos a presença das bases militares estrangeiras no continente e a 4ª Frota da Marinha de guerra estadunidense nas águas oceânicas da região, bem como o ingresso de um país sul americano na Otan .
Otan, inimiga da Paz, inimiga dos Povos!
Pelo desmantelamento da Otan!
Viva a soberania dos povos e nações!
Paz sim! Otan não!
Socorro Gomes
Presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz)
Fonte: Cebrapaz