O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Celso Amorim (Defesa) são os principais destaques entre os participantes da Conferência Nacional “2003 – 2013: Uma nova política externa”, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de julho 2013 na Universidade Federal do ABC (UFABC), em seu campus de São Bernardo do Campo.

O evento – constituído por palestras, debates e oficinas com dirigentes governamentais, lideranças políticas, acadêmicos e estudantes – está sendo organizado pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais, que reúne pessoas que estudam a política externa e atuam no campo das relações internacionais (veja em anexo a convocatória com os nomes dos organizadores).

O objetivo é refletir sobre a política externa brasileira nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, no contexto de um mundo pautado por uma aguda crise econômica, pelo enfraquecimento dos organismos multilaterais e pelo estabeleci-mento de novas parcerias políticas, econômicas e culturais por parte do governo brasileiro.

Os organizadores da Conferência partem do entendimento de que as relações internacionais, de forma inédita, passaram a fazer parte da agenda interna do Brasil nos últimos anos. Apesar de ter no governo federal seu agente principal, a atual política externa não se resume à extensa pauta diplomática oficial, mas envolve também o aumento do ativismo internacional de setores do âmbito político, empresarial, sindical, acadêmico, cultural e social.

A Conferência reflete uma pluralidade de visões, articuladas a partir do ponto de vista compartilhado pelos organizadores, de que a política externa adotada a partir de 2003 se reveste de um significado globalmente positivo.