Santos será a capital do Estado de São Paulo na próxima quinta-feira, dia 13. Agora é lei: terra natal de José Bonifácio de Andrada e Silva, Santos se tornará, de forma simbólica, a capital do Estado de São todo dia 13 de junho, data de nascimento do Patriarca da Independência. Esse é apenas um dos dispositivos do projeto de lei nº 612/2011, da deputada estadual Telma de Souza (PT), que cria o “Programa Memória de José Bonifácio”, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por unanimidade e sancionado pelo governador.

Além de solenidades de homenagem, haverá a republicação das obras do ilustre santista pela Imprensa Oficial do Estado, a inserção de uma semana de atividades relacionadas a José Bonifácio no calendário escolar da rede estadual, entre outras providências.
A transferência da capital para Santos é possível graças ao decreto número 50.499, de 26 de janeiro de 2006, instituindo o “Programa Memória de José Bonifácio de Andrade e Silva”. A matéria torna lei aquele decreto, que foi cumprido apenas no ano de sua criação, em 2006, pelo governador em exercício Cláudio Lembo. Com a aprovação, a nova lei poderá ser cumprida já em 2013, quando se comemoram os 250 anos de nascimento de José Bonifácio.
Nesta data, o Governo do Estado será transferido para Santos, quando o governador e secretários cumprirão solenidades em homenagem aos 250 anos de nascimento do Patriarca da Independência.

Além da transferência simbólica da capital paulista, a nova lei prevê a promoção de cerimônia cívica junto ao monumento do Patriarca, no Centro Histórico de São Paulo, durante os festejos da Semana da Pátria, em todo mês de setembro.
As atividades do dia 13 darão continuidade à programação comemorativa de 250 anos do Patriarca, que tiveram início no dia 20 de março. Os festejos são programados pela Comissão José Bonifácio, coordenada pela presidenteda Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos), Vera Raphaelli, que já desenvolveu um calendário de eventos como exposições fotográficas, mostra de filmes, peças teatrais, concurso universitário de cartazes.