O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, se encontrou nesta manhã com o Papa Francisco, no Palácio São Joaquim, na Glória (RJ). O encontro com o Pontífice teve como objetivo a entrega de uma imagem de São Francisco de Assis feita pelo artista mineiro Hélio Petrus. “O turismo religioso é um importante nicho do segmento de turismo cultural no Brasil. Além dos incontáveis roteiros religiosos, como Aparecida (SP) e o Círio de Nazaré (PA), existem muitas obras sacras e igrejas que atraem o público estrangeiro”, lembra Dino.

Petrus é conhecido mundialmente por seus trabalhos e considerado um dos maiores artistas plásticos brasileiros de estilo barroco. Com inspiração na obras de Aleijadinho e outros artistas do século XVIII, o escultor mineiro de 70 anos tem obras espalhadas pela Europa, Estados Unidos e Ásia. “A arte faz parte da cultura, um dos aspectos mais fascinantes do Brasil. Por isso, a Embratur quis presentear o Papa com uma imagem que representa os artistas sacros brasileiros”, diz o presidente da Embratur.

O encontro de Flávio Dino com o Sumo Sacerdote faz parte da série de ações que a Embratur está fazendo para promover o Brasil como destino turístico durante a Jornada Mundial da Juventude. Estão acontecendo simultaneamente ações em Buenos Aires, no Cristo Redentor (Central Digital), e nas redes sociais (#IBELIEVE).

Sobre Hélio Petrus

Com formação seminarista, Petrus é pesquisador e estudioso da arte barroca e retrata as imagens que compõem a iconografia religiosa. Atualmente, o artista imprime um tratamento moderno às suas peças entalhadas no cedro rosa, ao adotar cores suaves e a pátina em diversas tonalidades, além da tradicional policromia com folha de ouro, como a imagem de são Francisco de Assis entregue ao Papa por Flávio Dino.