Onde reside a atualidade do pensamento de Marx?

Augusto Buonicore – O centro do pensamento de Marx é justamente a articulação da teoria e da prática política. Tanto é que uma frase famosa do Marx diz o seguinte: “Os filósofos até então buscam interpretar o mundo, mas o problema é transformá-lo”. Então, toda a produção teórica do Marx sobre a análise da dinâmica do capitalismo, que se baseia na exploração do trabalho, na exploração dos trabalhadores, da mais valia, a compreensão de que o capitalismo é um sistema em crise, a compreensão de que a história da sociedade humana é a história da luta de classes. Isso foi uma grande contribuição de Marx, foi que fez Marx ser o intelectual que ele é.

Mas, para quê isso, para quê compreender o mundo? Porque Marx tinha o objetivo de transformar o mundo capitalista, por um fim ao capitalismo e construir um sociedade nova socialista. Então, só podemos compreender a teoria do Marx vinculada ao projeto político-societário que ele tinha. Essa seja, talvez, uma pouca diferença de Marx de outros filósofos, que só teorizavam sobre o mundo e não procurar transformá-lo. Então, a teoria de Marx é práxis por causa disso, porque vincula teoria e prática transformadora.

Existe um link entre a sobrevivência do capitalismo e a permanência do marxismo?

Sim, sim. Alguém já disse que enquanto existir o capitalismo e as contradições que ele reproduz cotidianamente – e a crise é um desses aspectos e essa crise tem um impacto na humanidade, milhões e milhões de desempregados, milhões de trabalhadores que perdem seus direitos – enquanto houver o capitalismo a teoria que interpreta, que proporciona a transformação continua atual.

Assim sendo, diz ele, poderíamos dizer que o marxismo só será superado quando esse sistema que ele analisa e se propõe transformar também for superado. Então, contraditoriamente, enquanto houver capitalismo haverá marxismo e ele será atual. Contraditório porque o marxismo é o crítico do capitalismo, mas só sobreviverá enquanto tiver o capitalismo. No futuro, talvez, o marxismo deixe de ser, aí sim, atual e passe a ser clássico do passado com pouca referência no presente. 

Audicéa Rodrigues
Do Recife