O estudo da FPA analisa a trajetória recente da evolução da desigualdade na repartição pessoal do rendimento nacional dos brasileiros, observando a evolução do índice da desigualdade na distribuição da renda mensal de todos os trabalhos das pessoas com rendimento da ocupação, e a desigualdade na distribuição de renda nos estados da federação em 2012, considerando a variação no índice na distribuição da renda mensal de todos os trabalhos das pessoas com rendimento na ocupação com 15 anos e mais de idade.

O levantamento mostra ainda que, com a queda de 0,4% do indicador em 2012, o país apresentou Índice Gini de desigualdade abaixo de 0,5, o menor de toda a série registrada no Brasil pelo IBGE desde o ano de 1960.

O FPA Comunica 5 antecipa estudos e investigações que se encontram atualmente em andamento. A base primária das informações utilizadas pertence ao IBGE e a medida de desigualdade de renda é Índice Gini, que varia entre 0 (igualdade perfeita na distribuição pessoal da renda) e 1 (extrema desigualdade possível na repartição da renda). Baixe o documento na lateral direita desta página, na área de downloads.

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, comentou os dados em entrevista à tevêFPA, nesta manhã.

Ontem, durante o entrevistaFPA, o professor Eduardo Fagnani falou sobre a Pnad e as implicações futuras. Assita aqui.