Fruto de um intenso trabalho coletivo de militantes e quadros comunistas envolvidos (as) diretamente com o trabalho de formação téórica e ideológica do PCdoB na última década, o lançamento do Currículo da Escola Nacional consolida o arcabouço fundamental que norteia o trabalho central da formação da militância do nosso partido.

Ao longo das suas quase cem páginas são apresentadas a história da última década de elaboração, implementação e consolidação dos diversos cursos que fazem parte da estrutura geral da Escola Nacional bem como os ojetivos gerais e conteúdos programáticos desses cursos.

Construída de modo a propiciar um desenvolvimento didático-pedagógico de militantes e quadros em um processo crescente de assimilação dos conteúdos apresentados a cada curso, a estrutura da formação do PCdoB está consolidada em três níveis:

Nível I – Curso do Programa Socialista (CPS) e Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo

Nível II – Conceitos Básicos do Marxismo Leninismo

Nível III – Aprofundamento dos Conceitos do Marxismo Leninismo

Ao longo de cada curso a Escola Nacional e seu corpo de professores (as) e monitores (as) trabalham desde os temas basilares do pensamento marxista como os diversos aspectos das lutas do povo, em âmbito nacional e internacional, pela superação do capitalismo e para a construção do socialismo, com ênfase particular na trajetória histórica do Brasil e do próprio partido. Amplo destaque também é dado às características do capitalismo do nosso tempo e as condições do que chamamos de Nova Luta pelo Socialismo no século XXI. Perpassando todos os cursos, todos os conteúdos, temos o Programa Socialista do PCdoB como fio condutor de todo o trabalho de formação da militância comunista.