Nesta semana o Brasilianas.org discutirá o andamento das obras preparadas para receber o mundial de futebol. Em 2007 a Fifa confirmou o Brasil como sede da Copa do Mundo 2014. Mas hoje, a poucos meses do evento, menos de 60% das obras estariam concluídas, segundo avaliação da Fifa. O Ministério dos Esportes promete a entrega dos Estádios e de toda a infraestrutura de transporte até maio.

Para debater o saldo dos legados sociais que o Megaevento promete deixar em termos de infraestrutura, convidamos para o debate o arquiteto e urbanista da Associação Nacional de Transportes Públicos, Marcos Pimentel Bicalho, o deputado federal pelo PSDB do Rio Otávio Leit e o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Luís Fernandes.

Fernandes detalhou o modelo de gestão das obras, um Comitê formado por representantes dos governos federal, estaduais e prefeitos das onze cidades sedes. Eles ajudaram a compor a Matriz de Responsabilidade, definindo o papel de cada ente federativo. E também as obras prioritárias de infraestrutura, aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios, segurança, telecomunicações e turismo.

O programa também contará com uma entrevista especial de Orlando Alves dos Santos Junior, pesquisador da rede Observatório das Metrópoles e coordenador da pesquisa “Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 sobre as metrópoles brasileiras”.