A China vai aumentar em 12,2% os gastos públicos destinados ao setor de defesa. Conforme anunciado nesta quarta-feira (05/03) pelo governo do país, o orçamento militar previsto para este ano é de 808,2 bilhões de iuanes (US$ 132 bilhões, ou R$ 307 bilhões).

O aumento — muito superior aos 7,7% de crescimento que o PIB chinês registrou em 2013 — aparece nos orçamentos nacionais para 2014 divulgados hoje durante a inauguração do plenário anual da Assembleia Nacional Popular, o principal órgão legislativo do país. A previsão orçamentária deverá ser votada pelos parlamentares até o encerramento de suas reuniões, no dia 13 de março.

Segundo declarou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, o renovado impulso ao setor militar ocorre para “reforçar a defesa de fronteiras, costa e espaço aéreo”, além de assegurar “o desenvolvimento de novas armas e alta tecnologia”.

Potências rivais da China, como Estados Unidos e Japão, costumam ano após ano criticar o aumento orçamentário, que consideram excessivo. Pequim, por sua vez, afirma que responde unicamente ao objetivo de modernizar as Forças Armadas do país, instituição que, durante décadas, centrou-se mais em quantidade de soldados do que em avanços tecnológicos.

O Exército chinês, com 2 milhões de soldados, é o mais numeroso do mundo. Em termos absolutos, o orçamento militar da China é o segundo maior do mundo; só perde para o dos Estados Unidos.