Na Capital das Missões, de onde a coluna partiu em outubro de 1924, a data será comemorada no dia 30 de maio. Na ocasião, estará presente o filho de Luiz Carlos Prestes, Luiz Carlos Prestes Filho e a viúva, Maria Ribeiro Prestes.

As atividades terão início às, 11 horas, quando os familiares de Prestes serão recebidos pelo Prefeito Municipal, Valdir Andrés.

Às 14 horas está prevista uma visita ao Monumento da Coluna Prestes, situado na Avenida Ipiranga, e, em seguida, visita ao Memorial da Coluna Prestes e Museu Ferroviário.

Às 15h hora será realizada uma coletiva com a imprensa local e às 17 horas a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizará sessão especial alusiva à data.

A partir das 19h30min, no prédio 5 da URI – campus Santo Ângelo, acontece palestra e lançamento do Livro “90 Anos da Coluna Prestes”, de autoria de Maria Ribeiro Prestes.

Prestes em Santo Ângelo
Santo Ângelo conta com o Memorial Coluna Prestes. Inaugurado em 17 de dezembro de 1996 é composto de dois Museus, ambos localizados na Rua Florêncio de Abreu com Avenida Brasil.

A Capital das Missões possui, ainda, dois monumentos, sendo um deles a Coluna Invicta, de aproximadamente oito metros de altura, de ferro fundido, partindo de uma base com três metros de diâmetro que representa o mapa do Brasil com o traçado do percurso realizado pela Coluna Prestes. Trabalho do escultor Maurício Bentes e se encontra no largo do Memorial Coluna Prestes.

O outro o Monumento à Coluna Prestes, construído em concreto armado com 15 metros de altura. Em forma sinuosa e estilizada, expressando a Marcha Revolucionária, trajetória de 25 mil quilômetros pelo interior de quinze Estados do Brasil.

As atividades também estarão acontecendo nos seguintes municípios: Caxias do Sul (26/05), Porto Alegre (27 e 28/05), Passo Fundo (29/05), Santo Ângelo (30/05), São Luiz Gonzaga (31/05), São Miguel das Missões (01/06), Ijuí (02/06), Santa Maria (03/06).