Começou nesta semana a série de atividades de comemoração dos 90 anos da Coluna Prestes. Vários municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, por onde Luis Carlos Prestes seguiu com a Coluna revolucionária, oferecerão homenagens ao Cavaleiro da Esperança, por meio de seus parentes. O portal Grabois, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, segue a caravana pelo percurso das atividades desde Porto Alegre, Passo Fundo, Santo Ângelo, cidade de onde partiu a Coluna, Ijuí, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga e Santa Maria.

Nesta terça-feira, 27 de maio, Maria do Carmo Ribeiro Prestes, viúva do comandante da Coluna, e seus filhos Luís Carlos Prestes Filho e Mariana Prestes, foram recebidos pelo prefeito de Porto Alegre e pelo governador do Rio Grande do Sul, como Hóspedes Oficiais pelo que representam para a história do Estado.

O prefeito José Fortunati recebeu, logo de manhã, os Prestes para declará-los Hóspedes Oficiais do Município, durante sua passagem por Porto Alegre. Durante a visita, Maria agradeceu o empenho da prefeitura na instalação do Memorial Prestes, que está com 98% das obras concluídas, e ficará junto à sede da Federação Gaúcha de Futebol, próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol. A família também fez algumas sugestões para a programação de inauguração do espaço e itens que podem vir a integrar o acervo.

Leia aqui sobre as obras do Memorial em Porto Alegre

Encontro similar ocorreu, posteriormente, com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. Maria Prestes e os filhos e a neta Ana Prestes percorrerão o Estado, visitando as principais cidades por onde o político comunista e militar passou, para lembrar a trajetória invicta e transformadora desta que é considerada a maior marcha militar da história da humanidade, tendo atravessado 25 mil quilômetros do Brasil, enfrentando combates com o exército do governo, e encerrando-se na Bolívia.

Agenda
Também participou das audiências o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB-RS), que aproveitou para entregar o convite das comemorações dos 90 anos da Coluna Prestes na Assembléia Legislativa do Estado.

A partir das 14 horas desta quarta, 28, o Grande Expediente Especial da Assembleia Legislativa será dedicado ao tema, com entrega da Medalha do Mérito Farroupilha (honraria mais importante do Parlamento gaúcho) a Luiz Carlos Prestes (In Memoriam), seguida de lançamento do livro “Meu Companheiro : 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, em que Maria Prestes testemunha os 40 anos que viveu com o comunista. No mesmo Memorial do Legislativo, ocorre ainda, a partir das 18 horas, um painel sobre a Coluna Prestes.

As comemorações são marcadas por entrevistas aos meios de comunicação locais, visitas a autoridades, atos solenes, inaugurações de monumentos e outras atividades, como palestras, debates e o lançamento do livro de Maria Prestes, “Meu Companheiro”. Ainda em Porto Alegre, nesta quarta, 28, a Câmara Municipal recebe os familiares de Prestes para homenagens a partir das 11 horas.

A vereadora de Porto Alegre, Jussara Cony (PCdoB) disse que, nestas terça e quarta-feira, o Rio Grande do Sul está “vivendo um reconhecimento de parte da história do país”, referindo-se aos 90 anos da Coluna Prestes. Ela destacou que a Câmara vai receber os familiares de Luiz Carlos Prestes para a entrega de uma placa na quarta-feira, 28.

Segundo a vereadora, a marcha foi “um feito histórico que propunha inovações no sistema político brasileiro, marcado pelas oligarquias e pelo coronelismo, que não permitiam avancos nos direitos dos trabalhadores”. Concluiu afirmando que “é preciso brigar por espaços aos que lutam pelo país, como negros, mulheres e trabalhadores”, como defendia Prestes.

O Congresso Nacional também realizou no último dia 20 de maio, uma Sessão Solene e uma exposição sobre os 90 anos da Coluna, quando parentes de combatentes compareceram para receber homenagens do Senado e da Câmara dos Deputados. A sessão foi requerida pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE) e pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Leia aqui sobre a sessão solene ocorrida no Congresso Nacional

Memória nacional
A Coluna Prestes foi um movimento político entre os anos de 1925 e 1927, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha. Teve entre suas principais causas, a insatisfação de parte dos militares com a falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária e a exploração das camadas mais pobres pelos coronéis.

Maria do Carmo Ribeiro, é pernambucana, foi militante da Juventude Comunista Brasileira e conheceu Luiz Carlos Prestes no ano de 1950 e com ele teve sete filhos: Antônio João Ribeiro Prestes, Rosa Ribeiro Prestes, Ermelinda Ribeiro Prestes, Luiz Carlos Ribeiro Prestes (Luiz Carlos Prestes Filho), Mariana Ribeiro Prestes, Zoia Ribeiro Prestes e Yuri Alexandre Ribeiro. Luiz Carlos e Maria viveram juntos por 40 anos, até a morte de Prestes em 1990.

O livro de memórias escrito pela viúva de Prestes conta a história de vida de Maria, desde sua infância sofrida de filha de militante comunista, o primeiro casamento, a militância na juventude comunista brasileira até seu encontro – na missão de guardiã – de Prestes, então secretário-geral do Partido Comunista do Brasil (PCB), preso no Estado Novo e clandestino por muitos anos, Luiz Carlos Prestes.

Fotos: Ivo Gonçalves/PMPA e Caco Argemi/Palácio Piratini