A denúncia divulgada de que o nome do companheiro teria aparecido em anotações descobertas pela Polícia Federal em nada comprova o envolvimento dele em qualquer ato ilegal ou irregular. Javier Alfaya é militante do PCdoB desde sua juventude e atualmente é vice-presidente do Comitê Municipal de Salvador e Secretário Estadual e Nacional de Cultura do PCdoB. Foi vereador, deputado estadual e chegou a assumir o mandato de deputado federal.

Em toda sua trajetória partidária se guiou na defesa de princípios e valores condizentes com a moralidade no exercício da atividade política e em sintonia com a linha do partido, nunca tendo se envolvido com nenhuma prática que afronte os interesses públicos, ao contrário, sempre combateu nas tribunas e nas ruas toda e qualquer forma de desvio no exercício da atividade parlamentar. Todas as prestações de conta de suas campanhas eleitorais foram aprovadas e não há nenhum registro de irregularidade cometida.

Ao tempo em que reafirmamos nossa plena confiança de que o desenrolar dos acontecimentos vai comprovar a inocência do dirigente partidário em relação ao caso, levantamos a bandeira de uma reforma política democrática que proíba doações de empresas privadas nas campanhas. A verdade prevalecerá.


Salvador, 07 de Janeiro de 2014.
Secretariado Estadual do PCdoB
Comitê Municipal do PCdoB