“O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!” O dia 26 de abril, data do aniversário de 50 anos da Rede Globo será marcado por descomemorações, como manifestações contra o golpismo e parcialidade da rede de comunicações. O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé participa da série de atividades, promovendo reuniões preparatórias das entidades, um seminário de estudos e o relançamento do livro organizado por César Bolaño: Rede Globo – 50 anos de poder e hegemonia.
O presidente do Barão, jornalista Altamiro Borges, destacou o papel recente do jornalismo da emissora na invisibilização de grandes manifestações e greves de trabalhadores, enquanto oferece “espaço à vontade” para manifestações golpistas de direita contra o Governo Dilma, mesmo que sejam pequenas. “São 50 anos de apoio à ditadura militar e golpismo contra os trabalhadores que precisam ser lembrados em meio às festividades que vão promover”, disse Borges.

Protestos
As 50 entidades da Jornada de Lutas da Juventude, e agora de entidades gerais e do movimento sindical, têm se reunido na sede do Barão para discutir a série de manifestações que devem ocorrer em todo o país, no dia 26 de abril, assim como um texto para o manifesto que será divulgado. Grandes protestos já têm sido feitas este ano nas sedes da empresa, expressando uma demanda social pela revisão da concessão da emissora, envolvida em escândalos de sonegação de impostos.

Seminário
O Seminário “Rede Globo: 50 anos de poder e hegemonia”, a ocorrer no dia 27 na sede do Barão, tem o apoio da Fundação Maurício Grabois, assim como de outras entidades como a Fundação Perseu Abramo, a CUT, a CTB, a Contee e  a FUP. “O seminário tem um objetivo de estudos ao buscar entender o que é a Globo e como o golpe militar foi fundamental para construir sua infraestrutura para apoiar da ditadura, mesmo depois do seu fim, o acordo com a Time Life dos EUA, e como ela foi incorporando outras pequenas emissoras”, explicou Borges, mencionando os três especialistas na formação econômica da Globo, como é o caso de Bolaños (UFSE), Marcos Dantas (UFRJ) e Susy Santos (UFRJ).
Na parte da tarde, o seminário promove um debate sobre o jornalismo da Rede Globo, com a participação de Rodrigo Vianna, que trabalhou na Globo durante vários anos e saiu da emissora com críticas à cobertura eleitoral prejudicial a Lula em 2006. O debate ainda contará com o trabalho de Luciano Costa, do Observatório da Imprensa e de Laura Capriglione, também  estudiosa de mídia. O seminário deve se transformar também em livro e CD.

Livro
Após dez anos do lançamento de Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia, o Barão reeditará e relançará a obra e César Bolaño com novos textos, atualizando a obra clássica.  Reunindo conhecidos pesquisadores do campo acadêmico da comunicação, críticos das indústrias culturais, da radiodifusão e das estruturas de poder (econômico e político) a elas vinculadas, este livro propõe-se não apenas a analisar criticamente a atuação da Globo, ao longo de seus 40 anos, mas fazê-lo na perspectiva do seu papel histórico no processo político de construção da democracia, apontando caminhos que poderiam ser trilhados pelos movimentos que lutam pela democratização das comunicações no Brasil. Ainda não foram divulgadas as datas de lançamento do livro.

Confira a programação completa do Seminário:
9h – A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO GLOBAL
César Bolaño – Professor da Universidade Federal de Sergipe
Marcos Dantas – Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Susy Santos – Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro
14h – TELEJORNAIS: INFORMAÇÃO E MANIPULAÇÃO
Rodrigo Vianna – Editor do blog “Escrevinhador”
Luciano Martins Costa – Editor do Observatório de Imprensa
Laura Capriglione – Movimento “Jornalistas Livres” e site A Ponte

Para se inscrever, preencha a ficha de inscrição e pague a taxa aqui