Como primeiro passo, reiteram a orientação aos Comitês Estaduais quanto a ampliar a realização dos cursos de Nível I (CPS – Curso do Programa Socialista e CIM – Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo) – nas modalidades presencial e/ou à distância. Priorizar dirigentes municipais e de base e pré-candidatos (as). Estender o CPS a apoiadores, amigos e simpatizantes. Ao mesmo tempo, estabelecem o período de outubro de 2015 a abril de 2016 para apoio e acompanhamento à realização do curso de Nível II – Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo.

Intensificação do Curso de Nível II

O objetivo geral é empreender esforço concentrado para reforçar a formação dos atuais dirigentes estaduais e municipais, lideranças das diversas frentes de atuação nos movimentos sociais e sindical, parlamentares e militantes que ocupam postos nos poderes executivos e em gabinetes legislativos, bem como dos (as) novos (as) camaradas que assumirão tarefas de direção no PCdoB a partir das Conferências que todo o partido está realizando neste segundo semestre.

São objetivos específicos: desenvolver doze (12) cursos regionais, em conjunto com os Comitês Estaduais; realizar cursos nacionais para frentes específicas, coordenados diretamente pela Escola João Amazonas.
Pretende-se, com esse esforço concentrado, atingir a meta de 500 participantes em escala nacional, no período de outubro/15 a abril/16.

O Curso e os Requisitos

O Curso de Nível II – Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo – compõe-se de três etapas: as atividades preparatórias, na plataforma virtual (www.escolapcdob.org.br); o curso presencial, com 40 horas de duração; as atividades complementares e avaliativas, também na plataforma virtual. Cumpridas essas etapas, cada camarada recebe o certificado de conclusão, qualificando-se, assim, para participar do Curso Nível III (Aprofundamento dos Conceitos do Marxismo-Leninismo), que encerra o currículo básico da Escola Nacional João Amazonas.

São requisitos para a participação: ter concluído o Nível I (CPS e CIM) – nas modalidades presencial e/ou à distância; inscrever-se para as atividades preparatórias.

Inscrições e acompanhamento

Para inscrever-se às atividades preparatórias aos cursos de Nível II, os (as) camaradas devem enviar mensagem a [email protected] e sua participação será acompanhada diretamente pela coordenação nacional da Escola. O apoio técnico pedagógico da plataforma virtual enviará relatórios periódicos dessa participação às seções estaduais da Escola.

Os Comitês Estaduais ficam orientados a, desde já, iniciar o processo de mobilização da militância, conforme critérios e requisitos acima indicados, garantindo que cada camarada seja inscrito (a) na plataforma virtual para a realização das atividades preparatórias ao Curso de Nível II, o que permitirá melhor aproveitamento do conteúdo a ser desenvolvido na etapa presencial.

Esse processo de intensa mobilização para o trabalho de formação tenderá a repercutir de modo muito favorável no desenvolvimento dos projetos eleitorais municipais do PCdoB em 2016, bem como contribuirá, de modo decisivo, para o processo geral de estruturação do nosso Partido, qualificando a ação de militantes, dirigentes e quadros nas diversas.