O Encontro Estadual de Formação, realizado no auditório do Sindicato dos Comerciários da Bahia reuniu, além de dezenas de dirigentes municipais e militantes do PCdoB de diversos municipios do Estado, o Secretário Nacional de Formação e Propaganda, Adalberto Monteiro e a Diretora da Escola Nacional João Amazonas, que apresentaram as principais diretrizes para o trabalho a ser realizado em 2016, ano de grande importância para o país, tanto em função da aguda luta política em curso bem como em função da realização das eleiçõs municipais.

O debate sobre a complexa conjuntura politica e econômica nacional foi seguido da apresentação das principais linhas de atuação da Secretaria Estadual de Formação e Propaganda da Bahia, feita pelo camarada Caio Botelho, Secretário responsável pela pasta.

Dentre as diversas atividades apontadas no Encontro Estadual o Curso de Formação de Professores e Professoras da Escola Loreta Valadares, seção baiana da Escola Nacional João Amazonas, ocorreu entre os dias 12 e 14 de fevereiro, na Casa de Retiro São José, em Mar Grande (Ilha de Itaparica) e contou com a participação do camarada Altair Freitas, Secretário Executivo da Escola Nacional, que fez um apresentação geral sobre o currículo da Escola.

Reuniu 40 quadros de 10 municípios: Salvador, Itaberaba, Lauro de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Camaçari, Ilhéus e Itabuna. O objetivo é formar um novo contingente para o corpo docente da Escola e ampliar a realização de cursos de formação, em especial o Curso do Programa Socialista (CPS) e o Curso de Iniciação ao Marxismo (CIM), integrantes do currículo nacional.

Foi deliberada a instalação, ainda nesse semestre, de subseções da Escola nas regiões Norte, Sudoeste e Sul, e o objetivo é ampliar a iniciativa para outras regiões. As subseções contarão com uma coordenação, corpo de professores, e calendário próprio de cursos.

O funcionamento dos núcleos de ensino e pesquisa também foram alvo de debates. Ao longo do segundo dia os participantes se reuniram nos núcleos de Filosofia, Estado e Classes Sociais, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo e Partido para discutir o currículo, o funcionamento e a continuidade dos estudos sobre o programa da Escola.