Uma festa dos comunistas e amigos do PCdoB marcou a noite de sexta-feira, 4 de março. Com a Casa da Palavra lotada, ocorreu o lançamento do livro “A Viagem Interrompida – A Aventura Comunista na Santo André dos anos 1940”,  de autoria de Eduardo Luiz Correia. A biografia traz a fantástica história da vitória eleitoral do primeiro prefeito comunista e operário no Brasil, além da eleição de outros 13 vereadores comunistas.

O lançamento do livro aconteceu em um dia bastante especial e de muita luta para a esquerda brasileira. Por uma coincidência histórica, naquela mesma sexta-feira a Polícia Federal colheu, por meio de um mandado de condução coercitiva, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O depoimento de Lula no âmbito da Operação Lava Jato tornou-se um verdadeiro show midiático em favor da direita e dos golpistas brasileiros, provocando protestos e questionamentos no meio jurídico e até no Supremo Tribunal Federal.

Além do autor do livro, o jornalista Eduardo Luiz Correia, estiveram presentes na mesa de abertura do lançamento o representante da fundação Maurício Grabois, Osvaldo Bertolino, e o vice-presidente do PCdoB de Santo André, Renato Ramos.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós da esquerda em Santo André. Esse dia de luta e de resistência contra o golpe que foi a condução do ex-presidente Lula a depor na Polícia Federal termina com esse grande evento, relembrando um dos momentos mais importantes da política andreense, a vitória de Mazzo e da chapa de Prestes à Câmara dos Vereadores de Santo André, em 1947.” destacou o Renato Ramos.