A Revolução Russa de 1917 representou uma ruptura de grande significado histórico. Pela primeira vez, a classe trabalhadora tomou para si as rédeas de seu destino e exerceu o poder político de uma Nação. Um século depois desse acontecimento, em um momento de agudização da luta de classes, o estudo sobre o significado e as lições dessa experiência é mais que necessário.

 

Nesse sentido, a Assembleia Legislativa da Bahia irá promover uma Sessão Solene em homenagem aos 100 Anos da Revolução Russa, no dia 18 de setembro (segunda-feira), às 9h00, no Plenário da ALBA.

A Sessão é realizada por proposição da bancada do PCdoB – composta pelos deputados Fabrício Falcão, Bobô e Zó – e pela Fundação Maurício Grabois (FMG). Contará com a presença de Renato Rabelo, presidente nacional da FMG.

A solenidade terá a contribuição de distintas personalidades e entidades na organização do evento – afinal, a Revolução Russa é um patrimônio coletivo, e o objetivo é que esta Sessão seja um ato amplo, agregador de diversas forças que mantém viva a perspectiva revolucionária.

Haverá, logo após a Sessão, o lançamento na Bahia do livro 100 Anos da Revolução Russa – legados e lições, da Editora Anita Garibaldi, a ocorrer no Foyer da Assembleia Legislativa.