O professor Diego Mahfouz Faria Lima está entre os 50 finalistas do Globo Teacher Praize – uma das mais importantes premiações de docentes do mundo – por comprovar que é possível reverter problemas como a violência e baixos indicadores com a qualificação do espaço escolar e a participação da comunidade na gestão da escola.

Semelhante ao professor Diego Lima, que encontrou na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto (SP), desmotivação, ciclos de violência no ambiente escolar e baixos indicadores, o governador Flávio Dino, também, recebeu da gestão anterior uma rede de ensino com sérios problemas de infraestrutura, ambientes escolares marcados por violência, alguns dominados pelas drogas, elevado número de evasão escolar e baixos índices educacionais.

A assertiva do professor paulista, que transformou sua escola com a recuperação dos espaços físicos e o engajamento dos estudantes e da comunidade escolar, é a mesma adotada pelo governador Flávio Dino, com o ‘Escola Digna’, que já se consolidou como o maior programa de investimentos educacionais da história do Maranhão e, quiçá, do país.

Em três anos de gestão, completados neste mês de janeiro, o governador Flávio Dino atingiu o número de 725 obras estruturantes, apenas no campo educacional, entre: reformas, construções, revitalizações e reconstrução de unidades escolares, em todas as regiões maranhenses. Para se ter ideia, só na rede estadual de ensino o percentual já ultrapassa 65% dos prédios escolares qualificados, mudando o cenário de precariedade e descaso encontrado pelo atual governo.

Tradicionais escolas, antes abandonadas e marcadas pelo vandalismo e violência, como Estefânia Rosa (bairro Turu), Bacelar Portela (Ivar Saldanha) e Almirante Tamandaré (Cohab), hoje, são prédios dignos e proporcionam à comunidade escolar ensino e aprendizagem com qualidade.

O fruto da ‘Escola Digna’ é a formação cidadã de seus estudantes, que se tornam capazes de protagonizar suas escolhas, a partir daquilo que apreendem no ambiente escolar qualificado. Foi o que o aconteceu, recentemente, com a estudante Ivânia Corrêa Madeira, do Centro de Ensino Euclides Ribeiro, município de Mirinzal, na Baixada Maranhense, aprovada para o curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão.

A escola dela foi completamente reformada e entregue pelo governador Flávio Dino. Com a reforma parada desde 2012, a melhoria do prédio do Euclides Ribeiro era um sonho antigo da comunidade escolar, realizado graças ao ‘Escola Digna’.

Da mesma forma, o estudante Thiago Fidélis Silva dos Santos, do Centro de Ensino Estado do Goiás (Imperatriz), aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina, na Universidade de Brasília (UNB), e Paulo Sérgio de Oliveira Nascimento, de 17 anos, do Centro de Ensino Dr. Clarindo Santiago, em São Luís, reformada pelo governo, que obteve 980 pontos na redação do Enem 2017. Além de outros estudantes maranhenses que tiveram resultados exitosos em outras regiões do estado.

São esses frutos que motivam o governador Flávio Dino, que não tem medido esforços para mudar a realidade da educação no Maranhão, com ações e investimentos em todas as regiões do Estado, incluindo lugarejos mais distantes que, por anos a fio, foram esquecidos pelo poder público.

O Maranhão caminha hoje a passos largos rumo à educação de qualidade para todos. E o Escola Digna, comandado pelo governador Flávio Dino; é um vetor fundamental para garantir um futuro digno e justo ao povo do Maranhão.

Avante Educação!