– Ocorrem hoje eleições municipais na Inglaterra. O fracasso de Theresa May na condução do Brexit é um dos temas centrais da campanha.

– Tomou posse o novo Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

– Sobre a negociação entre Brasil e EUA quanto à exportação do aço e alumínio brasileiro, os americanos impuseram uma solução no último dia 30. A proposta dos americanos para o setor era sobretaxa ou cotas. No sistema “pegar ou largar”. O setor do alumínio ficou com a sobretaxa de 10% e o setor do aço aceitou o sistema de cotas. O acordo é prejudicial ao Brasil e o governo brasileiro ficou assistindo a indústria siderúrgica brasileira ser prejudicada.

– Em 2017 o Brasil vendeu 4,7 milhões de toneladas de aço aos EUA, sendo 3,8 milhões em produtos semiacabados (placas). Agora, o Brasil só poderá vender uma determinada quantidade estabelecida pelos EUA baseada na média das vendas dos últimos três anos, o que é ruim para o Brasil, pois as vendas de 2015 e 2016 foram baixas. Depois de atingida a cota, que já vale para 2017 (contando as exportações desde 1º. de janeiro), a alfândega dos EUA barrará a entrada de qualquer produto, que não será comprado nem mesmo se a indústria fornecedora aceitar a sobretaxa de 25%.

– Até hoje o parlamento italiano não conseguiu formar governo, as eleições foram em 4 de março. Nesta quarta (2), Matteo Salvini, que dirige a Liga do Norte, anunciou que vai fazer de tudo para formar governo e está pronto para dialogar com o Movimento 5 Estrelas. Luigi di Maio, do 5 estrelas, defende convocação de novas eleições para junho.

– Discurso de Mahmoud Abbas para o Conselho Nacional Palestino da segunda (30) gerou reação na ONU e UE que alegam ter sido ali proferidos “os insultos antissemitas mais condenáveis”.  A fala de Abbas vem no contexto de acirramento da tensão entre Palestina e Israel, principalmente após Trump ter decidido reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. Porta-voz de Abbas disse que o líder respeita a religião judaica e que sua fala foi em relação aos que hoje ocupam a terra palestina.

Resultado de imagem para Mahmoud Abbas gif 

– A empresa britânica de dados Cambridge Analytica anunciou ontem (2) seu fechamento. A empresa de consultoria teve um papel central no vazamento maciço e uso não autorizado de dados pessoais de usuários do facebook. (Uma investigação jornalística do The Guardian e do The New York Times detonou o escândalo em março/18). Mais de 80 milhões de pessoas tiveram seus dados roubados.

– Em entrevista à revista Wired, Zuckerberg disse que serão necessários três anos para resolver todos os problemas relacionados a privacidade do Facebook. Começou também ontem (2) a conferência anual do Facebook para desenvolvedores. Evento está sendo observado pela imprensa internacional. Foi um dos desenvolvedores que forneceu os dados para a Cambridge Analytica.

– Em entrevista à FSP, o linguista norte-americano Noam Chomski disse que prisão de Lula é parte de “um ataque generalizado das classes privilegiadas contra tudo o que o governo Lula representou”.

Funny Ali g indahouse interviews noam chomsky

make funny GIFs like this at MakeaGif

– O estupro coletivo de uma jovem argentina no Chile, por homens vestidos de torcedores da Universidad de Chile, levou muitas pessoas às ruas para protestos que denunciam a violência contra mulheres. O país vive um debate acalorado sobre o tema e que foi aumentando com a repercussão do caso do juiz espanhol (final de abril) que proferiu uma sentença de “abuso sexual” para os responsáveis de um estupro coletivo.

– Antes de morrer, Stephen Hawking ainda teve um último trabalho aceito para publicação, em 14 de março, pelo Journal of High-Energy Physics, no estudo ele prevê que o universo é finito e mais simples do que indicam os estudos atuais sobre o Big Bang. A pesquisa foi feita em colaboração com o professor Thomas Hertog, da Universidade KU Leuven.

– Deputados republicanos fazem campanha junto ao comitê do Nobel para indicação de Trump a Nobel da Paz pela reunificação das Coreias.