O Festival, promovido pela Fundação Maurício Grabois e pelo Partido Comunista do Brasil acontecerá nos dias 25 e 26 de março, em Niterói (RJ), e vai reunir participantes de todo o país. A programação trará atividades culturais e políticas com artistas e personalidades nacionais e internacionais. A entrada é gratuita.

Há exatamente um século, o Brasil vivia acontecimentos emblemáticos da sua história. O primeiro centenário da sua independência, a Semana de Arte Moderna e a chegada de novas lutas com a fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no dia 25 de março de 1922.

Celebrando agora os 100 anos desse marco, a cidade de Niterói recebe, nos dias 25 e 26 de março de 2022, o “Festival Vermelho – Floresce a Esperança”, realizado pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG).

O Festival Vermelho – Floresce a Esperança”, realizado pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG) é uma festa inspirada em festivais internacionais de esquerda existentes ao redor do mundo. A entrada será gratuita e a programação reunirá uma maratona de atividades culturais, formativas e políticas como shows, debates, seminário, lançamento de livros, exposição, feira, gastronomia, mostra de cinema, convidados e participantes de todo o país, além de representações internacionais. 

Todo o Festival acontece no Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais projetados pelo comunista Oscar Niemeyer ao longo da orla de Niterói. As atividades, para todos os públicos, acontecem presencialmente, mas também contam com participações on-line, atividades em formato híbrido e transmissões ao vivo.

INSPIRAÇÃO INTERNACIONAL

Inspirado em outras grandes festas da esquerda internacional, como a Festa do Avante (Portugal), a Fête de L’Humanité (França) e a Fiesta de Los Abrazos (Chile), o Festival Vermelho é uma grande celebração das ideias progressistas, celebrando a resistência e a alegria daquelas e daqueles que lutam por um mundo mais justo, igualitário, com diversidade e sustentabilidade.

Reunindo diversas gerações da militância e também o público em geral, o festival é um convite a pensar novos futuros para o Brasil e o planeta, em um momento de grandes desafios e contradições do sistema político, econômico e social vigente. Um encontro de muitas cores e muitos sonhos, para fazer florescer as nossas muitas esperanças.

100 ANOS DE PARTIDO COMUNISTA

No dia 25 de março de 1922, nove pessoas se reuniram, de forma clandestina, em uma casa na rua Visconde do Rio Branco, na cidade de Niterói, para fundar um movimento que transformaria para sempre a história política do Brasil. Com um pequeno grupo de trabalhadores, entre barbeiros, eletricistas, sapateiros, alfaiates, e que contava também com o jornalista e intelectual Astrojildo Pereira, nascia a Seção Brasileira da Internacional Comunista, o Partido Comunista do Brasil, que logo se espalharia por todo o território brasileiro em um movimento de massas.

Foi o primeiro partido nacional do país, em uma época em que a política se organizava apenas regionalmente, com o poder do coronelismo, dos mandos e desmandos das elites rurais e urbanas. Um marco para a transformação do ambiente de opiniões e disputas daquele período, que ecoa até hoje no cenário político e social.

NITERÓI E A CULTURA

Niterói é uma cidade em estado permanente de espetáculo. Rente à pintura monumental da Baía de Guanabara,  vive envolta pela pulsação  dos seus teatros e museus, dos  traços geniais de Oscar Niemeyer, da música dos morros, das cores do seu povo, em uma profusão de vidas e criatividade que são a imagem do Rio e do Brasil.

No último ano, foi lançada a Carta de Direitos Culturais de Niterói e o movimento Cultura é um Direito, que repercutiram internacionalmente, com a chancela da UNESCO, e posicionaram a cidade em um circuito internacional de boas práticas em políticas culturais.  Em paralelo ao Festival Vermelho, a cidade de Niterói lança programação especial relacionada ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. 

O FESTIVAL VERMELHO QUER TE CONHECER

O Festival Vermelho lançou um formulário online (https://bit.ly/FestivalVermelho) para conhecer melhor as pessoas, grupos, coletivos e iniciativas de todo o Brasil interessadas em estar no evento, para um melhor atendimento às demandas, respostas às dúvidas e necessidades relacionadas à sua participação e integração. O formulário ajudará a compreender melhor o perfil dos participantes, aperfeiçoar a sua recepção e acomodação na cidade, sua participação na feira, venda de produtos, divulgação de materiais de cada estado, colher sugestões para a programação.


SERVIÇO
FESTIVAL VERMELHO – FLORESCE A ESPERANÇA
Data: 25 e 26 de março
Local: Caminho Niemeyer: Jornalista Rogério Coelho Neto s/n Centro, Niterói (RJ)