Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

A construção coletiva do programa de governo Lula-Alckmin

19 de agosto de 2022

A Fundação Maurício Grabois contribui para a elaboração de diretrizes para um programa de governo Lula-Alckmin, debatendo, há anos, um novo projeto nacional de desenvolvimento.

As diretrizes para um programa de governo Lula-Alckmin foram lançadas no dia 21 de junho de 2022 com um sólido documento construído com a participação dos partidos que compõem o Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil, formado por PT, PCdoB, PV, PSB, Rede, Psol e Solidariedade. O teor da maioria das propostas parte da noção de reconstrução do país, a partir da avaliação da dimensão do desmonte institucional promovido pelo governo Bolsonaro em três anos.

As diretrizes, porém, não se restringem a isso, procurando permanentemente, em cada temática, apontar para avanços em relação aos governos democráticos e progressistas de Lula e Dilma, entre 2003 e 2016.

O caráter diretivo do texto serve de base para a consulta popular mobilizada pelo movimento, por meio de uma plataforma, que recebeu milhares de propostas de indivíduos, movimentos, ongs e entidades, que podem ser incorporadas a um eventual programa de governo.

Para analisar o resultado dessas diretrizes que norteiam o conceito do governo democrático e popular que se pretende implementar entre 2023 e 2026, houve um esforço do PCdoB, por meio de jornalistas do portal Vermelho e da Fundação Maurício Grabois. A ideia foi consultar intelectuais, gestores e especialistas ligados ao Partido e a sua Fundação para comentar a cobertura que as diretrizes dão aos principais temas, assim como apontar eventuais lacunas.

Segue, abaixo, uma coletânea de textos com entrevistas que busca abarcar toda a extensão do texto, que pode ser lido, clicando no link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DAS DIRETRIZES DO PROGRAMA