Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Mary Garcia Castro e Raffaella Fernandez lançam “Saberes Decoloniais”

18 de abril de 2023

O lançamento do livro será na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no dia 24 de abril.

O lançamento do livro será na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no dia 24 de abril.

Uma das principais intelectuais marxistas do país, Mary Garcia Castro lança na próxima semana no Rio de Janeiro o livro “Saberes decoloniais: literaturas e outros gêneros do conhecimento na América latina”, obra organizada em parceria com Raffaella Fernandez.

Saberes decoloniais é uma coletânea de ensaios e estudos de casos voltados a privilegiar conhecimentos vários de/com povos originários, autores afro diaspóricos e latino-americanos, em especial acessando o que se vem produzindo com perspectivas decoloniais no campo das ciências sociais, das artes, do cinema, da oralidade e da literatura. Ou seja, por busca de saberes de resistência e críticos a como a história sobre a modernidade nos chegou como salvação e destino, tendo Europa e os EEUU como paradigmas de uma universalidade imaginada. Advoga-se o crivo da análise da propriedade desses, se não se discute como raça, gênero e classe são dimensões fundacionais e estruturantes de histórias aqui, diversificando sujeitos inclusive de resistências e por mudanças sociais, não alinhadas a conceitos de desenvolvimento afins ao capitalismo/patriarcalismo/racismo e globalização orientada por economicismos.

O lançamento contará com um debate na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a presença de Mary Garcia Castro, Raffaella Fernandez, Susana Castro e David Lehmann.

Lançamento do livro Saberes Decoloniais

Data: 24/04, às 16.30

Local: UERJ (Maracanã), Auditório 9043, Bloco F.

Referência: CASTRO, Mary Garcia; FERNANDEZ, Raffaella. Saberes decoloniais: literaturas e outros gêneros do conhecimento na América latina. Rio de Janeiro: Ed. Ape´Ku, 2022.

Sobre as autoras

MARY GARCIA CASTRO – SOCIOLOGA, pesquisadora visitante na UERJ/PPCIS/NUDERG , com bolsa da Faperj pesquisadora na FLACSO-BRASIL. Desenvolve pesquisas sobre feminismos; trabalho doméstico remunerado; reprodução social e estudos comparativos entre autoras afro diaspóricas, norte americanas e brasileiras sobre o tema maternidades e estudos de caso sobre mães e violência policial no Rio de Janeiro.

RAFFAELLA FERNANDEZ – LETRAS E SOCIOLOGIA, co-coordena o Grupo de Estudos decoloniais Carolina Maria de Jesus e é parte do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Tem vários livros sobre Carolina de Jesus e é parte do Conselho Editorial da Cia das Letras que está organizando e editando as obras completas de Carolina de Jesus.

Sobre os debatedores

SUSANA DE CASTRO-FILOSOFIA. Professora na pós-graduação da UFRJ. Co-coordena o Grupo de Estudos decoloniais Carolina Maria de Jesus, coordena o Laboratório Antígona de Filosofia e Gênero da UFRJ. Coordena a Coleção Pindorama da editora APE’Ku e tem vario livros e artigos sobre perspectivas feministas decoloniais.

DAVID LEHMANN – ANTROPOLOGIA. Professor emérito da Universidade de Cambridge, Londres. Autor de “After the Decolonial”, ed Un.Cambridge, 2022. Latino americanista de renome internacional no campo de estudos sobre política, desenvolvimento e religião. Desde os anos 60 fez pesquisas no Chile, Equador, México e Brasil e em Israel. No seu livro citado desenvolve por debate teórico críticas a alguns autores da corrente decolonial latino-americana em particular quanto a projetos. Vem há algum tempo desenvolvendo pesquisa empírica sobre o neopentecostalismo, com ênfase em Igrejas no Brasil e suas ligações internacionais.