Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Durval de Noronha Goyos Jr. lança autobiografia

10 de maio de 2023

Durval de Noronha Goyos Jr. lança na Casa de Portugal, em São Paulo, a obra “O Mundo Segundo Noronha”,

O renomado advogado, jurista e escritor Durval de Noronha Goyos Jr. lançará no dia 16 de maio de 2023, a partir das 19h30, na Casa de Portugal, em São Paulo, a obra “O Mundo Segundo Noronha”, autobiografia onde relata a sua trajetória pessoal e profissional, da infância e adolescência em São José do Rio Preto, desde os estudos no Grupo Escolar Cardeal Leme e no Instituto de Educação Monsenhor Gonçalves, passando pela bolsa de estudos na Hall High, em West Hartford, Connecticut, até a graduação em Direito  na PUC-SP e na Universidade de Lisboa.  Seguem relatos sobre as pós-graduações, a primeira das quais quando tinha 15 anos, seguidas por outras na própria PUC e na Universidade da Califórnia – Hastings. Trata da fundação de Noronha – Advogados, o primeiro escritório global de advogados originário de um país em desenvolvimento (21 gabinetes em 9 países, incluindo 3 na China e 2 nos EUA) e sua inserção profissional no âmbito internacional, na defesa dos países em desenvolvimento e de causas humanísticas.  A renda das vendas do livro será integralmente destinada às obras assistenciais da Provedoria da Casa de Portugal.

Com 70 livros publicados entre títulos jurídicos, econômicos, linguísticos e historiográficos no acervo de mais de 400 bibliotecas acadêmicas mundo afora, segundo o WorldCat, que exclui as bibliotecas brasileiras, portuguesas, argentinas, chinesas, indianas, sul-africanas e outras. O número total estimado de suas obras em bibliotecas acadêmicas é superior a 1.000. Noronha se vale de citações filosóficas e poéticas para contar fatos da sua vida em terras brasileiras e estrangeiras. Em 860 páginas, o autor menciona familiares, amigos, formadores de opinião e personalidades que compartilharam acontecimentos desde a infância à vida adulta.  Com formação básica em escolas públicas, filho de mãe costureira e pai dentista, distinguiu-se com uma carreira jurídica e acadêmica notável, que começou com um curso de um ano em pós-graduação universitária na então FAFI, hoje UNESP, quando tinha 15 anos.

 Noronha qualificou-se como advogado no Brasil, Inglaterra e Portugal e foi conselheiro jurídico de grandes empresas e de diversos governos de países em desenvolvimento. Representou o Brasil em negociações internacionais, a começar pelas tratativas da Rodada Uruguai do GATT, e foi consultor do País em diversas outras questões, como no âmbito da OMC e de pactos regionais. Assessorou a República Popular da China na acessão à OMC e em outras questões multilaterais. Ele foi representante diplomático da República Popular de Bangladesh. Foi consultor jurídico da democrática República da África do Sul, da República Argentina, da República de Cuba, da República da Índia, da República do Uruguai e do grupo de países em desenvolvimento em questões de comércio internacional.

O Mundo Segundo Noronha traz relatos de diversas atuações profissionais ao longo de meio século de carreira jurídica, no Brasil e no exterior, como advogado de grandes empresas nacionais e estrangeiras. A obra ainda trata da atuação, em caráter pro bono publico, para diversas obras de caráter humanitário, como para a Mitra Arquidiocesana de São Paulo em mais de 200 casos, inclusive para a liberação dos Cruzados Novos, congelados pelo chamado Plano Collor, pela qual ganhou um expressivo agradecimento escrito do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Noronha fala 8 línguas e 2 dialetos.  Escreveu o Dicionário Jurídico Noronha, anglo-português, com 9 edições, que é o livro jurídico brasileiro mais vendido no exterior. É também autor do Dicionário de Mandarim PinYin, empresarial e jurídico, o primeiro do gênero. O seu dicionário de anglicismos, Relembrando o Português, foi elogiado pelo maior crítico literário da época, Wilson Martins. Suas obras historiográficas compreendem A Campanha da FEB, pela qual recebeu a condecoração da presidência da República, As Guerras do Ópio na China, A Revolução Cultural Chinesa, e os Monges Guerreiros de Goyos.

Noronha foi professor de pós-graduação de Direito do Comércio Internacional, tendo fundado a disciplina no Brasil. Organizou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação de Direito Chinês fora da China, em São Paulo. Escreveu um manual de direito chinês e uma outra obra de análise do impacto da acessão da China à OMC. Foi professor de pós-graduação e/ou conferencista em diversos países, como no Brasil, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bangladesh, Canadá, China, Coréia do Sul, Cuba, Bélgica, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Índia, Itália, Paraguai, Portugal, Suíça, Turquia, dentre outros.

Como escritor foi conselheiro e, depois, por 5 anos, presidente da prestigiosa União Brasileira de Escritores (UBE), pela qual conduziu uma forte campanha em prol do estado de Direito, da ordem democrática, dos Direitos humanos e da língua portuguesa. Assinou acordos de cooperação da UBE com a China, com Cuba, com o Timor Leste e criou a Editora UBE. Escreveu em jornais de todo o mundo, incluindo a Austrália, África do Sul, Argentina, China, EUA, Inglaterra, Portugal, Rússia e Suíça. Atualmente, é membro da Academia de Letras de Portugal e diretor internacional do Sindicato dos Escritores do Estado de São Paulo. Vale-se dos heterônimos literários António Paixão, Beppe Molisano, Tony Malvern e Yuse Fajin.

“a extraordinária obra de Noronha, advogado de renome internacional com generosa alma humanista, é uma síntese de sua extraordinária vida – na qual, as características herdadas fizeram dele um homem cosmopolita, que triunfou no Direito e nas letras”.

                Albino Castro, escritor e jornalista

Noronha presenteia-nos com sua biografia, uma obra de fôlego de um advogado internacional, humanista, que viu as querelas do mundo de perto. Trata-se de um grande brasileiro pela sua obra jurídica, intelectual e pelo seu empreendedorismo”.

                Antônio Campos, advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras

“Espesso em ideias, páginas e sentimentos, não é um preito de memórias a deslizarem-se em banzos e revivências sonhadoras. (…) A escrita de Goyos é de uma leveza e fluência admiráveis, literatura e prosaísmo a conduzir-nos ao prazer da leitura, à estética conjuntiva dos signos e orações, à delicadeza estilística derramada em narrativas”.

Romildo Sant’Anna, professor, escritor, jornalista e pesquisador

“Ninguém contou de maneira tão apaixonada o processo de invenção do povo rio-pretense como fez Durval de Noronha Goyos Jr. em sua autobiografia, O MUNDO SEGUNDO NORONHA, no que oferece a oportunidade do feliz reencontro com personalidades que fizeram a história de São José do Rio Preto. Isso ocorre no contexto da missão de legar às futuras gerações a história real e bem contada de uma vida dedicada à democracia, à defesa dos direitos individuais, à tomada de posição ao lado dos injustiçados, ao combate mortal a obscurantismos de todas as espécies e graus”.

José Luís Rey, jornalista e escritor

“De fato, a autobiografia de Noronha se confunde com a “biografia” da política exterior brasileira. Ele apresenta um retrato cru de nossa diplomacia”.

Gabriel Kwak, jornalista, escritor e crítico literário

“Trata-se de pessoa apaixonada pela condição humana, pela Humanidade, pela vida e pela literatura, cujo espírito da liberdade está expresso ao longo de sua existência. (…) Quando lemos a autobiografia de Noronha, temos diante de nós a história de um guerreiro, lembra-nos Hércules, a cada página… sempre um novo desafio. Trata-se de uma epopeia, uma saga, como uma furiosa tempestade num mundo onde predomina a cegueira, lembrando aqui o pensamento de José Saramago, refletido numa de suas obras. O mundo sonha a sua vida”.

Emanuel Dimas de Melo Pimenta, maestro, escritor e arquiteto português

SERVIÇO:

Coquetel de lançamento do livro “O Mundo Segundo Noronha” e sessão de autógrafos com Durval de Noronha Goyos Júnior.

Terça-feira, dia 16 de maio, a partir das 19h30, na Casa de Portugal, Avenida Liberdade, 602, São Paulo, S.P.

Valor: R$ 150,00 – Renda 100% revertida à Provedoria da Casa de Portugal.

Ficha técnica:

Durval de Noronha Goyos Júnior,

O Mundo Segundo Noronha”.

Editora Observador Legal Ltda.,

1ª Edição – maio de 2023,

860 páginas.

Preço sugerido: R$ 150,00.

Contato com a imprensa,

Patrícia Ribeiro (17) 99117-9857