Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

FMG lança o livro “Cem Anos de Amor e Coragem pelo Brasil”

18 de agosto de 2023

Livro organizado por Adalberto Monteiro e Fernando Garcia conta a história de cem anos do Partido Comunista do Brasil por meio de imagens

A Fundação Mauricio Grabois lançou na noite desta quinta-feira (17/08) o livro “Cem anos de amor e coragem pelo Brasil”. A obra, que foi organizada pelo presidente da FMG, Adalberto Monteiro, e pelo historiador Fernando Garcia, conta a história de cem anos do PCdoB por meio de imagens.

O evento de lançamento contou com a presença do presidente da FMG, Adalberto Monteiro, do vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, do Secretário de Organização do PCdoB-SP, André Bezerra, do presidente do Comitê Municipal do PCdoB-SP, Alcides Amazônia, da professora Mariana Venturini, do presidente do Instituto Astrojildo Pereira, José Luiz Del Royo, da coordenadora da Cátedra Cláudio Campos, Rosanita Campos, e do presidente da CTB, Adilson Araújo.

Em dois momentos emocionantes, a solenidade transmitiu vídeos da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, e do ex-presidente do partido, Renato Rabelo.

De acordo com Adalberto Monteiro, o livro retrata as cinco gerações de lideranças do partido nesses últimos 100 anos: a primeira geração de Astrojildo Pereira, a segunda de Luiz Carlos Prestes, a terceira de João Amazonas, a quarta de Renato Rabelo e, por fim, a mais recente geração liderada por Luciana Santos.

Grande parte das fotografias selecionadas para o livro fazem parte do Centro de Documentação e Memória da FMG, coordenado por Fernando Garcia. São mais de 600 páginas com fotos, cartazes, capas de jornais, livros e revistas, pinturas, desenhos, charges, mapas e muitos outros elementos visuais.

Confira abaixo a íntegra do evento de lançamento.