Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Lançamento do livro “Supremo Tribunal Federal – Prússia contra Reich”

24 de agosto de 2023

Obra do Prof. Dr. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima analisa o protagonismo do Poder Judiciário em situações históricas de crise institucional e política

Nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, a Livraria Tapera Taperá, situada na Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29, na região da República em São Paulo, será o cenário do lançamento do livro “Supremo Tribunal Federal – Prússia contra Reich”. Escrito pelo Prof. Dr. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima, o livro oferece uma análise profunda das ações do Poder Judiciário em períodos de considerável instabilidade política e institucional.

A obra examina episódios notáveis ocorridos em sociedades que possuíam constituições pioneiras, como a Constituição de Weimar e a Constituição Federal de 1988. Através dessa investigação minuciosa, o Prof. Dr. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima busca entender o papel crucial desempenhado pelo Poder Judiciário no desfecho de crises políticas e institucionais.

De acordo com o autor, a preservação da democracia constitucional e política não se limita apenas à força das regras escritas, mas também à atuação comprometida de agentes institucionais. O Poder Judiciário se sobressai como um desses agentes, capaz de garantir a eficácia e a durabilidade das normas mesmo diante de desafios extremos.

O lançamento do livro promete atrair um público diversificado, incluindo acadêmicos, estudantes e indivíduos interessados em política, história e direito. Além disso, o evento contará com a participação especial do Prof. Dr. Gilberto Bercovici, acrescentando um valioso enriquecimento ao debate. A moderação estará a cargo da Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, Coordenadora Titular do Curso de Graduação em Direito da FADISP.

A ocasião proporcionará uma oportunidade única para dialogar com o autor e outros participantes sobre os insights e conclusões apresentados na obra, bem como discutir o papel do Poder Judiciário em contextos de crise institucional.

Serviço:

O que:  Lançamento do livro “Supremo Tribunal Federal – Prússia contra Reich”
Quando: 25 de agosto – 18h
Onde: Livraria Tapera Taperá – Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 – República, São Paulo – SP

Fonte: Brasil 247