Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Rafael Hofmeister lança “Repertório da cantoria”

3 de novembro de 2023

O livro saiu pela Frontis Editorial com apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

O professor Rafael Hofmeister de Aguiar acaba de lançar seu novo livro, “REPERTÓRIO DA CANTORIA: OS GÊNEROS DO REPENTE DO NORDESTE BRASILEIRO”.

O livro é um dos resultados do pós-doutorado realizado pelo autor na Espanha.

Confira abaixo a apresentação feita pela professora. Dra. Minéia Frezza, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Apresentação

A obra “REPERTÓRIO DA CANTORIA: OS GÊNEROS DO REPENTE DO NORDESTE BRASILEIRO” apresenta um belo, amplo e relevante trabalho de pesquisa sobre o repente nordestino, constituindo-se como um material próspero de consulta para realização de pesquisas sobre os gêneros do repente para quem quiser entender seu funcionamento e peculiaridades. Nesse sentido, a obra tem grande potencial de se tornar uma referência básica para estudos futuros sobre a temática. 

O glossário está organizado da seguinte forma: primeiramente, há uma apresentação da obra feita por Valter Ribeiro, em seguida, temos o prefácio de Rodrigo Luchesi Tichy; uma introdução e um capítulo chamado “Os gêneros da cantoria de repente do Nordeste brasileiro”, nos quais o autor explica as nuances do gênero repente; por fim, há a o glossário de gêneros do repente, organizado da seguinte forma: definição, tipo de verso, tipo de estrofe, rima e um exemplo. Essa organização é altamente pedagógica, permite aos/às leitores/as o fácil manejo, consulta e aprendizagem dos gêneros do repente. Desejo que esta obra alcance o grande público dada a sua importância sócio-cultural e histórica.

Sobre o autor

Rafael Hofmeister de Aguiar nasceu no subúrbio de Taquara-RS, filho de dois operários, Airton e Vilga. Quase se dedicou ao sacerdócio, mas fez da docência seu sacerdócio, tendo sido professor da rede estadual do Rio Grande do Sul por 10 anos antes de ingressar no mestrado em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (Novo Hamburgo-RS). Nesse período, ampliou o estudo, já iniciado na graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sobre Patativa do Assaré. Essa pesquisa de mestrado desembocou na tese sobre a tradição repentista luso-brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tudo isso, redundou no pós-doutorado em Filologia Galega pela Universidade de Vigo (Galiza/ Espanha). Desde de 2016, é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Rolante. Como pesquisador, é membro permanente da I Cátedra Internacional José Saramago, da Universidade de Vigo, além de ter estabelecido parceria acadêmica com Ria Lemaire (Universidade de Poitiers/ França) e o saudoso professor Gilmar de Carvalho (Universidade de Fortaleza). Já publicou artigos em importantes revistas do Brasil e Espanha, tendo sido autor em edições que contaram com grandes intelectuais, entre eles, Michel Maffesoli. Rafael Hofmeister de Aguiar segue morando no “subúrbio operário” de Taquara-RS.