Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

João Batista Lemos lança biografia no Rio nesta sexta-feira (01/12)

7 de novembro de 2023

Lançamento será na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, sexta-feira (01/12), às 17:00

“Memórias Vermelhas- João Batista Lemos: trajetória e lições de luta operária contra a ditadura e pela democracia” é um retrato revolucionário de luta democrática.

João Batista Lemos ainda era um pré-adolescente quando viu irmãos e irmãs começarem a se envolver na luta contra os desmandos autoritários do regime militar que envolveria o Brasil por longas duas décadas. O exemplo familiar o inspirou e praticamente dos 14 anos de vida até o momento atual, essa liderança operária do PCdoB se dedicou a lutar por um país mais justo e democrático. É essa a trajetória de vida mostrada no livro “Memórias Vermelhas- João Batista Lemos: trajetória e lições de luta operária contra a ditadura e pela democracia”.

Lançado pela editora Anita Garibaldi por intermédio da Fundação Maurício Grabois, ‘Memórias Vermelhas…’ tem a autoria do jornalista Ismael Machado, autor de outras obras que contextualizam o período da ditadura militar através de personagens icônicos, como as lideranças paraenses Paulo Fonteles (‘Paulo Fonteles, sem ponto final’, também lançado pela Fundação Maurício Grabois, em 2018) e Neuton Miranda (Memórias de Resistência e luta por liberdade política), lançado em 2023 pela editora Dalcídio Jurandir, no Pará. Machado também escreveu o livro ‘Golpes, contragolpes e guerrilhas: o Pará e a ditadura militar’ e foi um dos organizadores do ‘Relatório da Comissão da Verdade-Pará’.

Em ‘Memórias Vermelhas…’ João Batista Lemos conta sua trajetória de vida e luta num relato pessoal ao jornalista, mas contextualizado por um estudo de época. Acaba por ser o livro uma síntese da luta do operariado brasileiro nas décadas de 1960 até os dias atuais.

Como explica o jornalista Altamiro Borges numa das apresentações do livro, ‘da formação política em uma família que gerou inúmeros revolucionários, à opção pelo trabalho operário nas fábricas, vivenciando a retomada das greves no ABC paulista no final dos anos 1970, encabeçando a legendária ocupação das casas do Centreville, em Santo André, aos vários experimentos de ação intersindical até as experiências sindicalistas internacionais, em tudo Batista esteve presente na linha de frente’.

“Da resistência à ditadura militar, à denúncia do neoliberalismo de FHC, passando pela luta contra as trevas fascistas de Jair Bolsonaro, Batista nunca se ausentou”, salienta o jornalista. O jovem operário cerrou fileiras ao lado de Lula nas históricas greves do ABC. “O livro fala de todos os contextos em que Batista atuou com determinação e coragem”, afirma a deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ). São cerca de 400 páginas ilustradas com fotos e documentos das diversas fases de vida de João Batista Lemos, que nos últimos anos atuou como presidente do PCdoB no Rio de Janeiro. 

O lançamento do livro será feito em várias praças no Brasil. A primeira parada foi em Belém do Pará, no dia 09 de novembro. A próxima é no Rio de Janeiro no dia 01 de dezembro, às 17:00, durante o ato de abertura da Conferência Estadual do PCdoB na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.