Na tarde desta sexta-feira (01/12), a Fundação Mauricio Grabois realizou a segunda mesa do seminário “Primeiro ano do governo Lula: Balanço da reconstrução nacional e perspectivas”. Essa segunda mesa teve como tema “A construção da base parlamentar e balanço da agenda do Congresso Nacional”. Sob a coordenação de Nivaldo Santana, estiveram presentes o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), o presidente do PCdoB-RN Divanilton Pereira e o ex-vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira.
Renildo Calheiros: Em 2024, a base parlamentar do governo Lula será mais forte
Vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Renildo Calheiros explicou como a correlação de forças se desenha no Congresso Nacional. Para Calheiros, hoje o governo possui mais dificuldades no Congresso. “Essa construção da base parlamentar, ou da base política do governo dentro do Congresso, é uma luta em curso. Hoje ela é mais favorável aos grupos políticos que comandam o Congresso Nacional. Muito embora o governo tenha conseguido aprovar seus projetos mais importantes”.
Calheiros, no entanto, avalia que no ano que vem a correlação de forças mudará em favor do governo. “No segundo semestre do ano que vem é quando as sucessões das presidências da Câmara e do Senado irão gerar uma ebulição muito forte. Aí o quadro político melhora para a ação do governo. Nessa eleição do parlamento, o papel do governo sobe de patamar, o que lhe dá melhores condições de organizar sua base parlamentar”.
Luciano Siqueira: esse é um governo de transição
Ex-vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira registrou que esse terceiro governo Lula é um governo de transição. “É preciso caracterizar esse governo como um governo de transição. Transição entre o descalabro do governo Bolsonaro e um futuro em que seja possível o desenvolvimento nacional”, argumentou Siqueira.
Divanilton Pereira: buscar uma maioria social
Presidente estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte, Divanilton Pereira lembrou que o parlamento é apenas uma parte da luta. “Precisamos buscar uma maioria social”, defendeu Pereira. “A cada eleição o Congresso consolida uma maioria mais conservadora”, alertou o dirigente comunista.
Confira abaixo:
Veja aqui como foi a abertura e a primeira mesa do seminário “Primeiro ano do governo Lula: Balanço da reconstrução nacional e perspectivas”.
Leia mais do Seminário Balanço do Primeiro ano do Governo Lula:
Seminário discute conquistas e obstáculos enfrentados no primeiro ano do governo Lula
Adalberto Monteiro: É imperativo um crescimento econômico mais robusto
Balanço do 1º ano: ministra destaca reindustrialização e inovação
Seminário da FMG tem início com debate sobre guerra cultural e luta de ideias
Guerra cultural prossegue como desafio do 1º ano de governo Lula
FMG debate construção da base parlamentar no Congresso Nacional
Deputado analisa desafio de garantir base de apoio no 1º ano de governo Lula
Lula mostra política externa ousada e desafiadora no 1º ano
Retomada do desenvolvimento no Governo Lula confronta consenso fiscalista
Mobilização social impulsiona Lula a realizar o programa eleito