Uma delegação do Haiti visitará o Brasil em fevereiro para conhecer a fundo os programas agrícolas e de combate à fome do país. A missão é organizada pelo Banco Mundial com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

A delegação haitiana, composta por sete especialistas do Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural, ficará no Brasil de 8 a 14 de fevereiro. Em Brasília, eles vão participar de palestras, seminários e visitas de campo, organizadas em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação e da Agricultura.

O principal objetivo é estudar o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Os especialistas do Haiti querem aprender como conectar agricultores a mercados de demanda estruturada, usando a experiência brasileira como inspiração para um novo programa nacional para o fortalecimento dos serviços de agricultura (RESEPAG), que atualmente é implementado no Haiti com apoio financeiro do Banco Mundial.

O Centro de Excelência mantém diálogo estreito com o Haiti. Esta será a terceira visita de estudos do Haiti ao Brasil, no contexto de cooperação técnica de combate à fome; os outros intercâmbios aconteceram em 2011 e 2012.