Ensino a distância da Escola Nacional dá novos passos
Comemorando a data internacional de luta dos (as) trabalhadores (as) e avançando mais um grande passo para a formação teórica, política e ideológica da militância comunista, a Escola Nacional disponibilizará a partir do próximo dia 01 de maio mais duas atividades na modalidade ensino a distância, elementos que possibilitarão aos (as) filidos (as) do PCdoB desenvolverem seus estudos partidários em qualquer lugar do Brasil que tenha acesso à rede mundial de computadores.
Somando-se ao CPS – Curso do Programa Socialista – em funcionamento desde março de 2012, a militância do PCdoB poderá realizar virtualmente o CIM – Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo – que faz parte, junto com o CPS, do Nível I da Escola Nacional. Outra atividade disponibilizada diz respeito aos (as) camaradas que realizaram o curso “Aprofundamentos dos Conceitos do Marxismo Leninismo” (Nível III), e que poderão desenvolver virtualmente as atividades finais que encerrarão o curso com emissão do certificado de conclusão. Nesta primeira etapa, as atividades de encerramento do Nível III serão realizadas pela turma de 2013 e progressivamente até chegarmos à primeira turma, de 2009.
Sobre o CIM, além da modalide virtual, ele poderá ser realizado no modo presencial – como têm sido feito desde o seu lançamento em 2009, organizado pelos comitês municipais e estaduais – e no modo semi presencial, conforme orientações específicas que serão encaminhadas aos comitês para organizar essa etapa da formação das bases comunistas nessa nova etapa, em particular neste ano no qual teremos o 13º Congresso do nosso partido.
Aqueles (as) camaradas que estão cadastrados para desenvolver o CPS na plataforma virtual, que já receberam suas respectivas senhas de acesso, e completarem o curso, deverão fazer a avaliação alusiva às atividades sobre o Programa Socialista para poderem ter acesso ao CIM. Caso as respectivas senhas tenham já ultrapassado 120 dias sem acesso, é preciso solicitar uma nova.
Com o Nível I (CPS e CIM) podendo ser realizado coletivamente, em cursos presenciais, ou individualmente pela internet, a Escola Nacional disponibiliza à militância do PCdoB recursos didáticos de grande relevância para a formação da base partidária em larga escala. Tanto o Programa Socialista como os elementos fundamentais do nosso corpo teórico-ideológico e político passam a ser acessíveis a qualquer camarada no país e compete a cada comitê estadual, a cada comitê municipal, envidar todos os esforços no sentido de mobilizar nossos (as) filiados (as) para a realização dessa etapa inicial de formação, qualificando os (as) as camarada para as próximas etapas formadoras através dos cursos Nível II e Nìvel III. Reforça também, de modo significativo, o preparo para as discussões referentes ao 13º Congresso bem como para a eleição das novas direções dos comitês municipais e estaduais.
Como diria o nosso grande camarada Lênin, é preciso “estudar, estudar, estudar”. Portanto, camaradas, cada vez mais, ao estudo!