Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Live de lançamento do livro “As teias do neoliberalismo” nesta quinta (05/12)

3 de dezembro de 2024

O livro sai pela editora Anita Garibaldi com apoio da Fundação Maurício Grabois.

“As teias do neoliberalismo: capitalismo e neoliberalismo num mundo em mudança”, livro de José Loguercio, Beto Rivera, Mara Loguercio, Lilian Vargas e Walter Oliveira terá seu lançamento transmitido ao vivo pela TV Grabois na próxima quinta-feira (05/12).

O objetivo do livro é entender e explicar o neoliberalismo a partir da economia política marxista, desenvolvida por Karl Marx, no livro ‘O Capital’. Em 2015, a Fundação Maurício Grabois, Seção RS, decidiu criar um grupo de estudos com essa finalidade.

Essa demora de nove anos para concluir o trabalho se deveu a vastidão e complexidade do tema. O estudo aprofundado do terceiro livro de ‘O Capital’ – em especial sua 5ª seção, a qual Engels já advertia ser a mais difícil -, nos demonstrou que é impossível entender a essência do neoliberalismo sem dominar o Capital Portador de Juros.

O livro busca analisar o conjunto da realidade mundial. Para tanto, foram selecionadas trinta nações, entre as mais populosas de quatro continentes, e examinadas sua base econômica. Para entender as principais tendências do mundo contemporâneo, o estudo avaliou a base material das nações selecionadas por um período de 32 anos.

O intervalo temporal selecionado (de 1990 a 2022) abarca o apogeu do neoliberalismo e seu declínio atual. O livro identifica que as duas formas que os proprietários do capital fictício têm usado para tentar reverter a situação (o militarismo abertamente fascista ou o militarismo fantasiado de democrata) não conseguirão evitá-lo. Tanto as nações que mantêm o neoliberalismo como aquelas que estão presas em suas teias tendem a continuar com sua produção estagnada, enquanto aquelas que se livraram dele tendem a continuar crescendo.

Ao constatar que várias nações capitalistas se desenvolvem em ritmo acelerado, o livro conclui que uma forma de capitalismo (o neoliberalismo) está em declínio inexorável, mas o capitalismo no seu conjunto, ainda não. De toda forma, o socialismo nasce das entranhas do capitalismo e é sua superação; e isso continua na ordem do dia.

Clique aqui para acessar o livro em PDF gratuitamente.