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Aspectos ideológicos da imprensa brasileira
O debate acerca dos aspectos ideológicos da imprensa faz parte de uma razoável polêmica nos meios intelectual-acadêmicos, político e entre os próprios veículos de comunicação. As principais questões estão ligadas à independência dos meios de comunicação que se auto-intitulam apartidários e não ideológicos, independentes e comprometidos com a verdade. No entanto, existem fatos para explicar […]
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O fascinante desafio da Rede Pública de Televisão
Na Europa, a história da televisão costuma ser ordenada em três etapas sucessivas e articuladas, segundo padrões institucionais: o serviço público original em situação monopolista, a televisão comercial aberta ainda dominante e a televisão paga em fase de desenvolvimento. Esse percurso, se aplicado ao Brasil, teria em comum apenas a sua parte intermediária: a hegemonia […]
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Alternativos: imprensa de resistência
A imprensa popular – e política – tem uma tradição muito antiga no Brasil. A publicação de jornais em nosso país vai comemorar, no ano que vem, 200 anos: foi em 10 de setembro de 1808 que apareceu a Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal brasileiro, que publicava documentos oficiais, notícias das cortes […]
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Revisitando sete teses sobre mídia e política no Brasil
Vários pesquisadores, em diferentes instituições acadêmicas, têm se dedicado à pesquisa das relações entre mídia e política no Brasil, nos últimos anos. A literatura sobre o tema não pára de crescer, estimulada, sobretudo, pelo debate em torno da importância da mídia nos processos político-eleitorais retomado desde o fim do autoritarismo na segunda metade da década […]
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