Em tempos em que se apregoa o fim do socialismo, ou a morte do marxismo, é uma atitude de grande ousadia política e teórica reafirmar a atualidade da perspectiva socialista. Este tem sido o gesto de todos aqueles, no Brasil e no mundo, que não aceitam a iníqua ordem capitalista como futuro para a civilização. A revista Princípios dedica neste número uma grande atenção ao esforço de uma corrente política brasileira em formular perspectivas nesse sentido. Trata-se da elaboração de um novo programa político, socialista, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – um processo que culminou com a aprovação do programa na 8ª Conferência Nacional do partido, realizada em agosto último, em Brasília. A cobertura jornalística aligeirada e superficial de grande parte da imprensa transmitiu para o grande público a idéia de que o PCdoB teria finalmente se curvado ao abandono de uma perspectiva revolucionária. A leitura dos documentos publicados neste número mostrará quão distorcida pode ser tal imagem.

Publicamos, como documento, a íntegra do texto do programa aprovado e, como artigos, diversas intervenções, elaboradas por dirigentes do PCdoB, que ajudam a esclarecer o pensamento político em desenvolvimento nesse partido. João Amazonas, veterano dirigente comunista, nos remete a uma análise crítica da experiência socialista soviética – a mais desenvolvida neste século – para extrair lições que informam a elaboração do atual programa para um Brasil socialista. Renato Rabelo, vice-presidente nacional do PCdoB, analisa a evolução do pensamento político dos comunistas brasileiros, pondo em evidência o esforço de superação de esquematismos ainda existentes. Assinala claramente que foi no fogo dos acontecimentos de 1989-1990 e na luta pela manutenção da perspectiva socialista e pelo desenvolvimento de uma análise crítica das experiências existentes que ocorreu um salto de qualidade na compreensão política sobre as lutas e as tendências profundas em curso no Brasil. João Batista, operário, em um texto significativamente intitulado “A classe operária no limiar do século XXI”, dedica sua atenção ao problema das condições e do papel da classe operária em um mundo de rápidas transformações, concluindo que “o operariado continua a ocupar o papel central na luta pela transformação social”. Luís Fernandes, cientista político, revela os fundamentos políticos teóricos da ofensiva neoliberal em curso no mundo e analisa também as particularidades que cercam a aplicação dessa política no Brasil. O jornalista José Carlos Ruy dedica-se à análise da evolução histórica da sociedade brasileira.

O cenário do desaparecimento de Friedrich Engels continua a motivar a publicação de artigos sobre sua obra, esforço que prosseguirá em outras edições. Olival Freire, historiador da ciência, analisa o significado atual das reflexões de Engels sobre as ciências naturais, e o historiador Edgard Carone nos fornece um interessante roteiro bibliográfico para o estudo da obra de Engels.
A revista homenageia a luta de Zumbi, herói da resistência negra à escravidão no Brasil, através do artigo do deputado Haroldo Lima, voltado ao estudo dos negros nas lutas populares brasileiras. A luta das mulheres e sua recente Conferência em Pequim é assunto de artigo de Olivia Rangel, presente no evento. Ruy Espinheira, poeta e escritor baiano, em entrevista, fala de sua obra e do panorama cultural brasileiro.

Esses são alguns artigos de uma edição bastante densa da revista Princípios – uma edição capaz de atrair a atenção de todos aqueles que confiam que, se a humanidade tem futuro, e tem, esse futuro será socialista.

Comissão Editorial

EDIÇÃO 39, NOV/DEZ/JAN, 1994-1995, PÁGINAS 3