No ano de 2009 foram feitas quase 20 entrevistas, contratou-se empresa especializada que até março de 2010 entregará o acervo em avançado nível de organização. O CDM prestou serviços de pesquisa para o PCdoB, para diversas publicações e junto a pesquisadores ligados às universidades. Está sendo elaborado um roteiro temático de pesquisa com documentos primários produzidos durante toda a existência do PC do Brasil.

Foram contabilizados 2.211 livros, 126 cartazes, 14.267 fotos, 350 slides, 455 fitas K7. O CDM recebeu em doação pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da UNESP e pelo Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Unicamp 1.506 documentos da participação brasileira na Internacional Comunista, 1.313 edições de 39 jornais dirigidos direta ou indiretamente pelo PC do Brasil e grande parte de todo o processo de discussão e decisão do 4º e 5º Congressos do PC do Brasil.

Para o ano de 2010 o CDM tem em perspectiva de lançar sua página na internet dentro do Portal da Grabois e sua inauguração, enquanto instituição de memória e pesquisa, no aniversário de 88 anos do PCdoB. Além de continuar a desenvolver entrevistas, debates temáticos, configurará linhas de pesquisa – agregando diversos pesquisadores –, publicação de trabalhos afins à história dos comunistas brasileiros, desenvolverá o trabalho de levantamento de documentos e depoimentos em diversos estados, iniciando os preparativos para as comemorações dos 90 anos do PCdoB.