Em 2009, a Fundação Maurício Grabois publicou, em parceria com a editora Anita Garibaldi, uma série de livros. O primeiro deles foi o livreto A Constituição democrática e a onda neoliberal, os 20 anos da constituinte de 1988, de autoria do ex-deputado constituinte Aldo Arantes, membro do Comitê Central do PCdoB e da diretoria da Fundação Maurício. Também foi publicado o livreto Amazônia Sustentável que retrata o seminário homólogo realizado entre 28 e 29 de novembro de 2008, em Belém (PA). O evento teve como objetivo central preparar o Partido para o Fórum Social Mundial (FSM), que aconteceu entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009, na capital paraense.

Outro livro foi Desvendar o Brasil – Suas Singularidades, Contradições e Potencialidades, que retrata o seminário homólogo promovido no âmbito do 12º Congresso do PCdoB, no mês de abril de 2009. “A obra é uma forma de disseminar o rico conteúdo das intervenções dos especialistas que participaram do debate”, explica Adalberto Monteiro, presidente da Fundação.

Merece destaque também Transição ao socialismo e questão nacional na África do Sul, na Índia e na China, no qual Ronaldo Carmona comenta os programas dos partidos comunistas daqueles países. É um importante documento para o debate sobre a transição ao socialismo e a questão nacional. O autor é membro da Comissão de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Durante o 12º Congresso do PCdoB, foi lançado o livro Ideias e rumos, que reúne três décadas de artigos, informes e análises do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. Dividida em três partes – O Rumo, O Caminho e O Instrumento – a obra oferece avaliações teóricas sobre as diretrizes e a luta do Partido pelo socialismo, num total de 55 textos. Outra obra lançada é o livro Marxismo, História e Revolução Brasileira: Encontros e desencontros, do historiador e secretário-geral da Fundação Maurício Grabois Augusto César Buonicore. “O livro é um vasto leque de temas, que vão desde a formação do Estado burguês no Brasil e a formação do povo brasileiro, até o debate de algumas categorias centrais do marxismo, como a questão das classes sociais (e o problema crucial da definição de proletariado em nosso tempo)”, explica no prefácio José Carlos Ruy, diretor de Comunicação e Publicações da Fundação. A Fundação publicou, ainda, Cuba – 50 anos de revolução, reunindo uma entrevista com o presidente cubano Raúl Castro; a mensagem de saudação do PCdoB ao aniversário da revolução; uma análise do professor Eugênio Rezende de Carvalho; uma análise do dirigente do PCdoB Ronaldo Carmona; e um poema do presidente da Fundação, Adalberto Monteiro.

E contribuiu com a publicação dos livros Racismo à Brasileira: raízes históricas, de Martiniano José Silva, e Desenvolvimento (Sustentável) no Brasil de Lula, de Maria Beatriz Oliveira da Silva. Nessas publicações, a Fundação fez parcerias com Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisic) e a editora Anita Garibaldi