Veja outros materiais do especial "60 anos da prisão de Elisa Branco e as campanhas pela Paz"

Durante um ato público de solidariedade a Elisa Branco, realizado a 17 do corrente [setembro de 1951] na capital de São Paulo, foi lida a seguinte mensagem que a heróica partidária da paz dirigiu às mulheres brasileiras, de seu cárcere no Hipódromo:

“Ao povo de São Paulo! Mulheres brasileiras! Daqui desta cela do presídio do Hipódromo envio o meu fraternal e sincero abraço a todos, mas principalmente às mulheres que tomaram nas suas mãos a luta pró minha libertação e a transformaram numa verdadeira luta pela paz e a nossa libertação.

Mulheres! Mães brasileiras! Sois uma grande força e não deixeis que o espoleta Trigve Lie novamente se atreva a pedir nossos jovens para carne de canhão. Desmascarai esses brasileiros indignos que falam aos incautos e ingênuos dos “nossos compromissos com a ONU” em tomar parte numa guerra que não nos diz respeito. Não temais os arreganhos dos que congelam salários e aumentam o custo de vida, forjam processos monstros contra os melhores filhos do povo. Não. Eles próprios cavam suas sepulturas querendo com suas “forças” impedir que o povo lute pela paz e contra a carestia.

O processo farsa contra a líder de Santo André, Bruna Mazzo, o dr. Sefinetti e demais candidatos da Aliança Renovadora Pela Paz e contra a Carestia servirá para os eleger, pois o povo sabe escolher seus verdadeiros representantes, como o tem demonstrado diversas vezes.

Meus queridos patrícios, é com lutas decisivas que evitaremos uma terceira carnificina mundial. Para isso que homens, mulheres, jovens de todas as classes e religiões peguem as rédeas desse gigantesco carro que é o APELO POR UM PACTO DE PAZ e que se multipliquem cada dia mais as assinaturas. Que não fique uma só fábrica, uma só rua, uma só casa sem assinar o poderoso APELO que fará recuar a minoria dos que querem a guerra para seu próprio interesse.

Termino agradecendo a todos que me tem apoiado nesta luta e que me tem dado forças para carregar estas algemas tão pesadas e também as saudades que tenho de todos. Tudo pela vitória da Aliança Autonomista pela Paz e contra a Carestia! Viva a Paz! Viva o nosso grande líder Luiz Carlos Prestes.

Veja outros materiais do especial "60 anos da prisão de Elisa Branco e as campanhas pela Paz"