A obra, organizada por Aloísio Sérgio Barroso e Renildo Souza, reúne 20 textos com variadas abordagens do tema por autores como Luiz Gonzaga Belluzzo, Renato Rabelo, Lecio Morais, Pedro Fonseca, Tânia Bacelar de Araújo, Aldo Rebelo, entre outros. São artigos que exploram nuances de um projeto estratégico, que contempla as premissas para o avanço de um novo ciclo econômico e político no Brasil. Como salienta o coordenador da FMG no Rio Grande do Sul, Daniel Sebastiani, “o lançamento do livro é uma atividade de grande importância, em um momento chave para a discussão sobre o desenvolvimento nacional, em função das vitórias obtidas no Brasil e no RS pelo campo popular e os desafios que se colocam na continuidade do projeto da era Lula.”

Em sua fala, o economista Pedro Fonseca fez um comparativo entre os governos de Getulio Vargas (1930-1945/1951-1954) e Ernesto Geisel (1974-1979) sob o ponto de vista de três questões: nacional, democrática e social. Fonseca destacou que o PCdoB é o único partido a discutir a questão nacional em seu projeto de desenvolvimento. Barroso destacou a importante vitória representada pela eleição de Dilma Roussef, terceiro ciclo de uma política de retomada de desenvolvimento, mas ressaltou que o país ainda carece de uma política econômica que realmente garanta seu desenvolvimento.

Nos oito anos de governo Lula, destacou o diretor da FMG, não houve nenhuma alteração na política monetária, tendo sido mantida o modelo neoliberal da era FHC. É necessário ainda alterar a política macroeconômica, eliminando o modelo de câmbio flutuante, que só favorece a especulação. Com Lula, houve aumentos reais sucessivos que impulsionaram a mobilidade social. No entanto, os empregos gerados não ultrapassam na sua grande maioria a faixa dos dois salários. Para Barroso, é preciso impor distribuição de renda. Não é possível viver num país onde uma minoria tem acesso a tudo.

Entre os presentes estavam os presidentes estadual e municipal do PCdoB, Adalberto Frasson e Carlos Fernando Niedersberg, o deputado estadual Raul Carrion, o ex-vereador Hélio Corbellini, a futura secretária de Turismo do RS, Abgail Pereira, o professor da UFRGS, Paulo Vizentini, além de dirigentes estaduais e municipais do PCdoB.

De Porto Alegre
Barbara Paiva