Encontro de Educação do PCdoB

Projeto de educação para o desenvolvimento nacional

Por iniciativa da Fundação Maurício Grabois e da Comissão Nacional de Educação do Comitê Central – com a participação das secretarias nacionais sindical, da juventude e dos movimentos sociais – o Encontro Nacional de Educação do PCdoB reunirá militantes e quadros partidários que atuam no setor da educação, entre docentes, estudantes, pesquisadores, gestores, parlamentares pelo Partido ou respectivos assessores para assuntos de educação.

Há mais de trinta anos o PCdoB vem se firmando no trabalho relacionado com a educação nacional. Desde a reconstrução da UNE em 1979, a fundação do ANDES em 1981, a retomada da CPB – modificada, em 1990, para CNTE – e a fundação da CONTEE em 1991, é forte a presença comunista nesse setor. Também conquistamos espaço na FASUBRA, na ANPG e, mais recentemente, atuamos na organização dos professores federais que rumam para a fundação de sua Federação Nacional. Isso sem falar da nossa presença em órgãos formuladores e executores da política educacional, como o MEC, secretarias estaduais e municipais de educação e da nossa crescente participação em entidades científicas e culturais.

Os comunistas assumem sério compromisso com a definição dos rumos da política educacional brasileira. Participamos ativamente da CONAE em 2010. Temos lideranças expressivas à frente de reconhecidas entidades de massa. Temos docentes e pesquisadores em universidades e órgãos científicos do país, que apresentam e publicam trabalhos sobre temáticas educacionais em eventos e periódicos de repercussão internacional. Foram significativos os avanços desde o primeiro governo do presidente Lula, mas muito ainda há que ser feito. É preciso demarcar campos e travar a luta de ideias com setores conservadores e reformistas que atuam na educação brasileira, bem como dar combate à mercantilização do ensino em nosso país.

No momento em que tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação para o decênio de 2011-2020, é fundamental que nossas lideranças partidárias que atuam nas entidades nacionais e desempenham tarefas na linha de frente do movimento da educação no país, tenham uma intervenção firme e consequente na análise das propostas em disputa. Debater e firmar a posição dos comunistas sobre o PNE é o principal objetivo do Encontro Nacional de Educação do PCdoB.

Inscrições: [email protected] aos cuidados de Shirley Sabino. De acordo com as vagas destinadas a cada setor ou frente de atuação.