Em intensos três dias de estadia no Piauí, Nereide Saviani participou de todas as atividades no intuito de dar organicidade à escola de formação no Piauí. Na quarta-feira (28), ela ministrou um curso de formação para multiplicadores do Curso do Programa do Programa Socialista do PCdoB com a participação de cerca de 50 formadores das cidades de Teresina, Barras, Picos e Altos que terão a tarefa de multiplicar o curso para cerca de mil filiados em todo o estado.


Já na manhã da quinta-feira (29), Saviani esteve reunida com o Secretariado Estadual do PCdoB-PI para tratar da organização da seção estadual da Escola Nacional de Formação do partido, que terá como diretora no Piauí, a Professora Lucineide Morais. A Diretora da Escola Nacional ficou muito satisfeita com o comprometimento do Secretariado Estadual “pois o compromisso da direção estadual do partido no processo de formação dos quadros militantes é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos da escola”.


Ainda na noite de quinta-feira Nereide Saviani participou da solenidade de posse da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí, a convite do Professor Mário Ângelo, que foi reeleito presidente da associação, ela falou do “Papel da Universidade Brasileira”, destacando que a universidade tem em seu papel principal, o compromisso com o desenvolvimento nacional, em todos os seus aspectos e a importância da ADUFPI e dos professores na luta pela implantação do Sistema Nacional de Educação a favor do povo brasileiro.


Já na manhã desta sexta feira (30) Nereide Saviani fez uma exposição sobre a Escola Nacional de e Formação e a Fundação Maurício Grabois, sua estrutura e organização do currículo para os militantes que estão se preparando para serem professores da escola.


A iniciativa da Secretaria Estadual está em conformidade com as orientações traçadas no Encontro Nacional de Formação e Propaganda realizado em fevereiro/2012 e teve o objetivo de formar agentes multiplicadores para ministrarem formações nos diversos municípios piauienses.